Evento acadêmico

Terça, às 10h: figuras femininas míticas serão abordadas em evento da Filosofia

No Dia Internacional da Mulher, encontro do projeto de extensão Mitologia, história e cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica vai tratar de figuras femininas míticas, que aparecem em pinturas, esculturas, no cinema, na televisão, nos jogos e têm seus nomes circulando entre jovens e adultos no cotidiano.

A proposta do encontro, que será realizado on-line no dia 8 de março de 2022, das 10h às 11h30, é a de propiciar uma conversa com professores que estudam as narrativas sobre essas mulheres míticas. O projeto é sediado no Departamento de Filosofia da Fafich-UFMG.

Um dos aspectos que serão abordados no evento é a complexa questão da utilização de imagens, que, segundo os organizadores, não são apenas ilustrações ou adereços para um texto. Também palavras e objetos serão objeto de reflexão.

O público-alvo específico é formado por estudantes, entre 11 e 14 anos, do Colégio Santa Amélia, onde atuam dois dos membros do projeto, os professores Daniel Couto e Igor Cardoso, mas o encontro é aberto a qualquer interessado – jovem, adulto, professor ou estudante.

Esta é a programação:

Exposições dos professores convidados
10h às 10h50

Apresentação: Daniel Couto, doutorando em Filosofia na UFMG e professor no Colégio Santa Amélia

Por que um compêndio de mulheres da Antiguidade?
Rafael Brunhara (Letras/UFRGS)

Museu, o lugar das musas
Maria Aparecida de Oliveira Silva (Labham/História/UFPI)

Amazonas: do mito grego ao mito ameríndio
Marcony Lopes, doutorando em Arqueologia na USP

Sereia, sirena, sirene e Iara
Camila Zanon, residente de pós-doutorado em Letras/Coimbra

Apresentação: Igor Cardoso, doutor em História pela UFMG e professor no Colégio Santa Amélia

Divina Ártemis, protetora implacável
Romana Guimarães, graduada em Filosofia pela UFMG

Tecendo histórias com Penélope
Maria Cecília de M. N. Coelho, professora do Departamento de Filosofia da UFMG

A beleza e as belas
Clara Crepaldi, residente de pós-doutorado em Letras na USP

Quem são os filhos da Mãe Natureza? De Gaia a Deméter e Ceres
Rafael Silva, doutorando em Letras na UFMG

Conversa com palestrantes, alunos/as e demais participantes
Moderadores: Daniel Couto e Igor Cardoso

O encontro é organizado por Daniel Couto e Igor Cardoso, do projeto Mitologia, história e cinema, com apoio do grupo de estudos Gregos e Baianos, da UFMG. A coordenação do projeto é de Maria Cecília de M. N. Coelho.

Gratuito e on-line, o evento será transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições para as 85 vagas, abertas ao público (com reserva para alunos da escola), devem ser feitas até segunda-feira, 7 de março, às 18h, via formulário Google.

Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço gregosebaianosufmg@gmail.com.

Descrição Imagem
Ártemis, deusa dos animais e da fertilidade, será tema de Romana Guimarães, graduada em Filosofia pela UFMG Wikimedia Commons