Evento cultural

Terça, às 19h30: maestros discutem desafios da pandemia para os corais

Ver cartaz do evento >

Nesta terça-feira, 22 de junho de 2021, às 19h30, a série Diálogos: o presente da música, do Conservatório UFMG, recebe os maestros Arnon Oliveira, do Coro Madrigale, Lara Tanaka, do Coral Lírico de Minas Gerais, e Lincoln Andrade, do Ars Nova – Coral da UFMG.

Provocados pelo tema Coro virtual: respiro ou suspiro?, os regentes vão refletir sobre os aprendizados, os desafios, as dificuldades e as oportunidades relacionadas ao cenário de pandemia de covid-19. Durante o evento, serão exibidos pequenos trechos de concertos desses corais nos palcos do Conservatório UFMG.

A série é realizada quinzenalmente – sempre às terças-feiras, às 19h30 – e transmitida pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube. Mais informações estão disponíveis no perfil da instituição no Instagram.

Sobre os convidados
Arnon Oliveira, regente e diretor artístico do Coro Madrigale, é professor de Regência na Escola de Música da UFMG e coordena o Núcleo de Música Coral e os corais do Centro de Musicalização Integrada (CMI) da Universidade. Graduado em Piano e Regência pela UFMG, Arnon é também mestre em Musicologia e doutor em História.

Arnon Oliveira foi responsável pelo resgate e pela primeira apresentação de várias obras de compositores mineiros do período colonial e do século 20, como Lobo de Mesquita, Padre João de Deus de Castro Lobo, Manoel Dias de Oliveira e Hostílio Soares.

Lincoln Andrade,  coordenador e regente do Ars Nova – Coral da UFMG, é doutor e mestre em Regência pela University of Kansas pela University of Wyoming (ambas dos EUA), respectivamente. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA).

Professor da UFMG, Lincoln também atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e maestro titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City, maestro titular do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais.

Lara Tanaka, regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e regência na Escola de Música. Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e nas orquestras da Musicoop, da Universidade Federal de Ouro Preto e Sinfônica de Minas Gerais. Também atuou como cravista na Oficina de Música de Curitiba, como pianista do Coral Ars Nova e como maestrina titular do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes.

Descrição Imagem
Lara Tanaka, regente do Coral Lírico de Minas Gerais Paulo Lacerda