Evento cultural

Terça, às 20h: roda de choro com mulheres abre nova série no Conservatório

O Conservatório UFMG lança, nesta terça-feira, 17 de maio de 2022, às 20h, a nova série Roda de choro, do projeto Conexões musicais. Em sua primeira edição, a série vai receber o grupo Abre a Roda Mulheres no Choro. O evento, sempre gratuito, ocorrerá mensalmente, com apresentação de grupos sobretudo de Belo Horizonte. O projeto tem o apoio consultivo do professor Marcos Flávio Freitas, diretor da Orquestra de Choro da Escola de Música da UFMG.

O repertório do dia 17 terá músicas de autoria das integrantes Raissa Anastásia e Thamiris Cunha, com arranjos do violonista mineiro Lucas Carvalhais e composições de antigas integrantes do grupo, como a pianista Luisa Mitre e a flautista Mariana Bruekers. Também serão apresentadas peças de grandes compositoras brasileiras como Chiquinha Gonzaga, Daniela Spielmann e Luciana Rabello. 

O grupo receberá, como convidada especial, a violonista Bia Nascimento, que vai se juntar às integrantes – Alice Valle, Claudia Sampaio, Marina Gomes, Maria Elisa Pompeu, Shari Simpson e Tauini Mauê, além de Raissa e Thamiris. No segundo bloco, o grupo abrirá a roda para todos os músicos que quiserem tocar choro. É recomendado que os interessados levem seus instrumentos.

Roda aberta e democrática
O Abre a Roda Mulheres no Choro surgiu em 2017, com o objetivo de reconhecer e incentivar a participação da mulher na música. O grupo lança um olhar para as instrumentistas de Belo Horizonte, por meio da criação de uma roda aberta e democrática, na qual as mulheres são protagonistas. Seus shows mesclam repertório autoral com o de outras compositoras. 

O grupo já se apresentou em diversos espaços de Minas Gerais, de bares a palcos de festivais. Em 2019, foi convidado a participar da programação do primeiro Festival circuito do choro BH. No mesmo ano, iniciou o projeto Roda didática, criado, principalmente, às instrumentistas iniciantes no gênero. Em 2022, o grupo participou do Minas ao Luar – Especial Semana do Choro, realizado pelo Clube do Choro e pelo Sesc. Atualmente, o grupo mantém uma roda aberta às terças-feiras no bar Santo Boteco, no bairro São Pedro.

Descrição Imagem
Integrantes do grupo Abre a Roda Mulheres no Choro, que se apresenta no Conservatório UFMG, nesta terça-feira ACTIONBHZ

Ficha técnica

Espetáculo: Abre a roda mulheres no choro
Data: 17 de maio de 2022
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Avenida Afonso Pena, 1534, Centro de BH
Evento gratuito

Serviço

16 a 17 de maio de 2022

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

3409-8300

Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG