Evento acadêmico

Terça, às 14h: Professora da UFF ministra aula inaugural da pós-graduação em Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG recebe a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Thaiane Moreira de Oliveira, nesta terça-feira, 28, às 14h, para a abertura do ano letivo. A aula com o tema Comunicação científica e comunicação da ciência: interfaces e desafios para além do impacto citacional será aberta ao público e ocorrerá no auditório Carangola da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha.

A professora antecipou que vai propor uma discussão sobre algumas questões relacionadas aos desafios da interface entre a produção científica, especialmente da área de comunicação social,  e a circulação de periódicos entre pares e algumas das implicações do sistema geopolítico global. “Essa interface entre o diálogo e o circuito de produção científica internacional implica uma série de questões estruturais, definição de agenda, de corpo editorial, entre outras”, pontuou.

Na segunda parte de sua apresentação, a professora também vai tratar das implicações dessa produção científica na sociedade. “A divulgação científica não se limita entre pares, e, por isso, precisamos pensar que ela transcende os espaços acadêmicos e espera-se que vá dialogar com a sociedade”.

Thaiane de Oliveira, que é membro da Academia Brasileira de Ciências, tem pesquisado desinformação relacionada à ciência, disputas globais, políticas e epistêmicas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, sob a perspectiva do desenvolvimento estratégico da comunicação e tecnológico para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais.

Doutora em Comunicação pela UFF, Thaiane é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição e está à frente do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Junto com a professora e diretora do Centro de Comunicação da UFMG, Fábia Lima, coordena o Colégio de Gestores de Comunicação das instituições federais de ensino superior da região Sudeste.

Thaiane Oliveira é também pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo.

Revista Dispositiva
Também nesta terça, durante a abertura do PPGCOM, haverá o lançamento do dossiê Práticas e estratégias de comunicação organizacional perante as emergências remotas desencadeadas pelo cenário pandêmico, que inaugura nova fase da Revista Dispositiva, que desde o ano passado é uma publicação interinstitucional da UFMG e da PUC Minas. O dossiê teve como editores convidados a professora Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas), Daniel Reis Silva (UFMG) e Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná - UTP).

Criada em 2012 por professores da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, a Dispositiva, desde o ano passado, tem cogestão de docentes das duas instituições. O periódico publica artigos, resenhas, entrevistas, verbetes e traduções  com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e a atualização do debate e dos estudos da área da Comunicação Social.

Descrição Imagem
Thaiane Moreira de Oliveria ministra aula inaugural na UFMG Foto: Arquivo pessoal

27 a 28 de março de 2023

Auditório Carangola da Fafich