Evento acadêmico

Terça: on-line, Jornada de Extensão destaca protagonismo estudantil em meio à pandemia

InterAção: UFMG + comunidade enfrentando os desafios de 2020 é o tema da 19ª Jornada de Extensão da UFMG, que será realizada nesta terça-feira, 7 de julho de 2020. O tradicional encontro de estudantes, docentes, técnicos e comunidades será realizado a distância, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC)

As atividades são abertas ao público, mas os participantes interessados em obter certificado deverão se inscrever até o dia do evento, por meio de formulário.
Um dos destaques da programação será a apresentação de professores e alunos do Centro de Musicalização Integrado (CMI), órgão vinculado à Escola de Música. O CMI tem oferecido, na quarentena, atividades lúdicas e eventos de formação musical para crianças e adultos, utilizando plataformas digitais como Instagram e YouTube.

A partir das 15h15, estudantes que participam de projetos e programas compartilharão com o público suas experiências extensionistas. Representando a Clínica de Direitos Humanos (CdH), vinculada à Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito, Luiza Nestor vai apresentar trabalho de gestão e organização de atividades virtuais em defesa e promoção de direitos de populações vulneráveis.

A bolsista Luana Bozi, participante do Carro Biblioteca, gerido pela Escola de Ciência da Informação (ECI), vai apresentar o recém-lançado projeto Rádio Janela. Durante o isolamento social, a iniciativa leva música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte que, normalmente, são atendidas in loco pelo programa.

No campo da saúde, a doutoranda Isabela de Caux Bueno, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, vai falar de sua participação em projeto de apoio a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que trabalham na linha de frente do combate à covid-19 nos municípios de Minas Gerais. “O projeto vem possibilitando a integração entre ensino e serviços de saúde, apoiando a organização da APS em municípios parceiros”, ressalta Isabela. A ação, coordenada pelos professores Francisco Lana e Alexandra Dia, é vinculada ao programa Ações integradoras no âmbito da Atenção Primária à Saúde, da Escola de Enfermagem.

Página oficial
Outra novidade é o lançamento do site oficial da jornada, que é promovida, desde 2011, pela Pró-reitoria de Extensão. Antes mesmo da pandemia e das atuais demandas por serviços, eventos e atividades on-line, a Proex havia assumido o desafio de desenvolver uma página própria para a Jornada, que pudesse funcionar como ferramenta de comunicação personalizada e atraente.

Na página, estudantes, bolsistas, professores, técnicos e coordenadores terão acesso a todas as novidades do evento, programação, integração com sistemas de inscrição e de certificado, informações, notícias, imagens e vídeos. Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

Descrição Imagem
Carro Biblioteca lançou projeto que leva música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte durante o período de isolamento social Lucas Senra / UFMG