UFMG oferece curso de verão para estrangeiros

Fundamentos de política, economia, história, relações exteriores, geografia, leis, arte e cultura brasileira compõem o currículo da UFMG Summer School on Brazilian Studies (Escola de Verão sobre Estudos Brasileiros da UFMG), que terá sua segunda edição de 15 a 29 de julho deste ano.

O objetivo é oferecer a estudantes de todas as partes do mundo o entendimento de aspectos da vida brasileira sob diferentes perspectivas. Professores da UFMG farão exposições das 9h às 12h40, de segunda a quinta-feira. À tarde, haverá aulas de Português para estrangeiros. Nas sextas-feiras, os participantes farão viagens a Ouro Preto e ao Instituto Inhotim. E ainda vão conhecer Belo Horizonte e assistir a filmes brasileiros.

A UFMG Summer School escala estudantes da Universidade para acompanhar os participantes do curso. O objetivo é facilitar a integração dos estrangeiros no ambiente da Universidade e na vida do país.

As palestras serão ministradas em inglês, por isso é exigida dos candidatos proficiência no idioma, que deverá ser comprovada por certificações como o Toefl e o Ielts.

Serão escolhidos 40 candidatos, com prioridade para graduandos de instituições que mantêm acordos de cooperação com a UFMG. O curso tem custo de 1.200 dólares, que cobrem material, viagens e refeições. Os participantes poderão se hospedar na Moradia Universitária, mas devem arcar com transporte para Belo Horizonte, despesas pessoas e seguro de saúde, que é obrigatório.

As inscrições devem ser feitas até 10 de abril, pelo endereço summerschool@dri.ufmg.br (assunto: Summer School Application). Os candidatos devem enviar por e-mail uma carta sobre suas motivações, outra de recomendação, currículo e certificado de proficiência na língua inglesa. Outras informações podem ser obtidas neste link