Evento acadêmico

COP-26: UFMG promove workshop sobre transparência na produção agrícola sem desmatamento

Representantes de setores diversos estarão reunidos nesta segunda, 8 de novembro, na COP-26, que se realiza na Escócia, para o workshop The importance of transparency for deforestation-free agricultural production, investments and trade in Brazil (A importância da transparência para a produção agrícola sem desmatamento, os investimentos e o comércio no Brasil). O evento é promovido pela UFMG e pelo Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF). O evento será das 14h às 17h, com acesso ao público geral.

Questões jurídicas e de governança relacionadas ao meio ambiente têm motivado debate crescente em países como Estados Unidos, Reino Unido, China e na União Europeia. No workshop do dia 8, representantes do governo federal, dos estados da Amazônia, de empresas e da sociedade civil vão discutir soluções em curso e explorar oportunidades de responder à crescente demanda de investidores e compradores internacionais por transparência.

“Os debates tendem, hoje, a enfatizar soluções baseadas em certificações privadas, que são caras e carecem de transparência. As diferentes soluções apresentadas pelos governos estaduais, acadêmicos e o setor privado indicam que o Brasil pode se tornar um modelo para outros países em desenvolvimento”, afirma o professor Raoni Rajão, da Escola de Engenharia da UFMG, organizador do evento em Glasgow.

No painel de abertura do workshop, investidores, compradores e ONGs internacionais vão oferecer um panorama dos compromissos, regulações e requisitos para agricultura livre de desmatamento nas cadeias de abastecimento. Na segunda parte, representantes do Pará e do Tocantins, da Marfrig e das organizações da sociedade civil IDH e Imaflora vão demonstrar as soluções de rastreabilidade já executadas e em desenvolvimento no Brasil.

No painel final, o deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) vai falar sobre o Selo Verde, criado por pesquisadores da UFMG para atestar o respeito ao meio ambiente. Na sequência, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, vão abordar iniciativas em discussão no Congresso Nacional. O governador do Pará, Helder Barbalho, vai encerrar o painel com explanação sobre o pioneirismo do Selo Verde, objeto de parceria do estado com a UFMG. O certificado foi criado por pesquisadores do Instituto de Geociências e da Escola de Engenharia.

A organização do workshop teve apoio da WWF, Proforest, Imaflora, Embaixada do Reino Unido no Brasil, GIZ (empresa de origem alemã especializada em projetos sustentáveis), Tropical Forest Alliance e University of Strathclyde (Escócia).

É possível se cadastrar no evento ou apenas acompanhá-lo pela Plataforma Zoom.

(Com assessoria de imprensa do Centro de Sensoriamento Remoto do IGC)

Descrição Imagem
UFMG criou o Selo Verde para atestar a sustentabilidade da produção agrícola Arquivo Agência Brasil