Evento acadêmico

'UFMG talks' discute a variante Delta e efeitos da pandemia sobre os adolescentes

Ver cartaz do evento >

Apesar do avanço na vacinação em todo o mundo, o aumento de casos por contaminação pela variante Delta do Sars-CoV-2 em países como Israel, Reino Unido, Estados Unidos, China e Indonésia desafia os cientistas. Essa mutação do vírus vai provocar uma nova onda da covid-19 no Brasil? O que se pode prever sobre o futuro da pandemia?

A possibilidade da retomada de medidas sanitárias mais restritivas no momento de retorno semipresencial das escolas chama a atenção para um outro grave problema ocasionado pela pandemia: prejuízos à saúde física e mental das crianças e adolescentes. Quase metade dos adolescentes brasileiros relata preocupação, nervosismo, mau humor e um alto nível de sedentarismo. Eles passam a maior parte do tempo na frente do computador ou do celular e têm dificuldades para se relacionar, para se concentrar nas aulas on-line e para dormir.

Para falar das perspectivas  relacionadas à variante Delta do Sars-Cov-2 e os impactos da pandemia nos adolescentes, a próxima edição do 'UFMG talks em casa' recebe, nesta quinta, 16, às 19h, os pesquisadores Renan Pedra e Deborah Malta.

Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB-UFMG, Renan é coordenador do Laboratório de Biologia Integrativa, onde atua na identificação de variantes do novo coronavírus. Pediatra e professora do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, Deborah Malta é uma das pesquisadoras do ConVid Adolescentes, estudo feito em parceria com a Fiocruz.

O 'UFMG talks em casa' é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.

Descrição Imagem
Novo coronavírus: variante Delta gera preocupação a mais Niaid (EUA)