Evento acadêmico

Quinta, 19h: 'UFMG Talks em casa' discute trabalho e emprego após a pandemia

Ver cartaz do evento >

Antes da notificação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, a taxa de desocupação era, segundo o IBGE, de 11,2%. No final de junho, chegou a 13,3%. Entre os jovens de 18 a 24 anos, o desemprego alcançou, nos primeiros três meses do ano, 27,1%. Em recessão desde 2014, a economia brasileira vê os efeitos da crise se aprofundarem com a covid-19. E qual será o cenário pós-pandemia? Será que a adaptação de uma parcela da população ao trabalho remoto vai trazer grandes mudanças?

Para uma conversa sobre emprego, renda, mercado, trabalho e o papel do Estado na recuperação econômica pós-pandemia, o UFMG Talks em casa vai receber, na próxima quinta, 3 de setembro, os professores Hugo Cerqueira e Simone Wajnman, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

O UFMG Talks em casa, que tem duração de uma hora, é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da Universidade no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Os debatedores
Atual diretor da unidade, Hugo Cerqueira atua nas áreas de economia e filosofia e leciona história do pensamento econômico, metodologia da economia e economia política. Estuda a economia política do Iluminismo escocês (Adam Smith e David Hume) e a crítica da economia política de Karl Marx. Mestre e doutor em filosofia pela UFMG, foi diretor de Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento. Foi editor da revista Nova Economia.

Vinculada ao Departamento de Demografia, Simone Wajnman concentra sua atuação em análise da dinâmica demográfica, demografia econômica, demografia da família e participação feminina no mercado de trabalho. É mestre e doutora em demografia pela UFMG e fez residência pós-doutoral na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Demografia do Cedeplar, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), representante da área de Demografia no CNPq e editora da Revista Brasileira de Estudos de População.

No dia 9 de setembro, o UFMG Talks em casa terá edição especial em comemoração aos 93 anos da Universidade. Os convidados serão a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o pró-reitor de pesquisa Mário Fernando Montenegro Campos.

Uma vez por semana, pesquisadores da UFMG apresentam suas pesquisas em diálogos que aproximam o público das principais discussões científicas. O UFMG Talks é iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Descrição Imagem
Oportunidades de trabalho diminuíram desde março Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil