'Vozes da rua': espetáculo teatral do último Ao Cair da Tarde do ano tem por tema a vulnerabilidade social
Para encerrar as atividades do projeto Ao Cair da Tarde em 2024, o Circuito Cultural UFMG exibe o espetáculo Vozes da rua, do grupo Cia Teatro de Bolso. Escrita e dirigida por Hailton Karran, a peça aborda a temática da população em vulnerabilidade social. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, com início às 17h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha.
O espetáculo Vozes da rua é inspirado no livro de contos homônimo de Ludovina Pires. No volume, ela reúne pequenas histórias sobre as pessoas em situação de rua mais conhecidas e caricatas de Ponte Nova, em Minas Gerais, na época em que viveu na cidade. Na trama, Deávila Marques e Luiz Garcia interpretam dois moradores de rua, Dadá e Catraca. Mesmo com histórias distintas, eles partilham de um pano de fundo comum: o abandono.
A peça surge do desejo do diretor de levar ao público o ponto de vista das pessoas que se encontram em situação de rua, mostrando que nem todos estão nessa situação por escolha, mas, sim, devido a um quadro de negligência e abandono social. “A peça ajuda a quebrar o preconceito e ver o outro lado da moeda”, afirma Karran.
O projeto
O Ao Cair da Tarde é um dos oito projetos que compõem o Circuito Cultural UFMG, organizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) para promover a articulação, a interação e a interlocução entre os espaços culturais da Universidade. A programação é gratuita e abrange diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções. As apresentações ocorrem em diversas unidades e espaços da UFMG, promovendo o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.