Evento acadêmico

Estudos do CT Vacinas e CT Nanobiomateriais serão apresentados em workshop da Pró-reitoria de Pesquisa

Ver cartaz do evento >

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG vai promover uma edição especial dos workshops pesquisa@UFMG para divulgar os estudos desenvolvidos pelos Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) e mostrar como o conhecimento gerado na Universidade chega à sociedade na forma de novos produtos e tecnologias.

A primeira edição, agendada para esta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, vai reunir os professores Ruben Sinisterra, coordenador do CT Nanobiomateriais, e Ricardo Gazzinelli, coordenador do CT Vacinas.

CT Nanobiomateriais
O Centro desenvolve tecnologias com base nos sistemas de liberação controlada de fármacos e materiais inteligentes, por meio de uma rede de dois grupos de pesquisa do Departamento de Química. O CT cria tecnologias de alto valor agregado que possam ser transferidas para empresas, atua na interação da Universidade com o setor produtivo privado e na formação de recursos humanos de alto nível.

CT Vacinas
Centro de pesquisas em biotecnologia – resultado de parceria da UFMG com o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) –, o CT Vacinas reúne pesquisadores da UFMG e da Fiocruz que desenvolvem novas tecnologias associadas à produção de kits de diagnóstico e vacinas contra doenças humanas e veterinárias.

O workshop vai ser transmitido ao vivo, a partir das 17h, no canal da PrPq no YouTube.

Sobre os convidados

Ricardo Gazzinelli
Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Ricardo Gazzinelli é coordenador do CT Vacinas e fez importantes contribuições na área de imunologia das doenças parasitárias como leishmaniose, doença de Chagas e malária. Atualmente, é um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento da SpiN-TEC, candidata a imunizante contra a covid-19 que utiliza o vírus da influenza como vetor vacinal. É graduado em Medicina Veterinária (1985) e doutor em Bioquímica e Imunologia (1989), ambos pela UFMG. Concluiu o pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, como bolsista da Organização Mundial de Saúde. É pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e docente visitante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Ruben Sinisterra
Professor do Departamento de Química da UFMG, Ruben Sinisterra desenvolve pesquisas sobre ciclodextrinas, biomateriais, nanobiotecnologia, formulações farmacêuticas, sistema de liberação controlada de fármacos. Também tem experiência com propriedade intelectual, patentes e transferência de tecnologia e inovação. É o coordenador dos estudos que resultaram no composto químico Nanoativ, que exerce ação antiviral capaz de proteger superfícies contra o Sars-Cov-2 por até 28 dias. É graduado em Química pela Universidad del Valle, na Colômbia, com doutorado em Química pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na Universidade Minnessota e fez pós-doutorado no Massachusets Institute of Technology, ambos nos Estados Unidos. Dirigiu a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.

Descrição Imagem
CT Vacinas trabalha no desenvolvimento de uma candidata a imunizante contra a covid-19 que utiliza o vírus da Influenza como vetor Pedro Vilela | Getty Images

Programação:

24 de fevereiro de 2022, às 17h
Prof Ruben Sinisterra (CT Nanobiomateriais)
Prof Ricardo Gazzinelli (CT Vacinas)

3 de março de 2022, às 17h
Prof Marco Romano-Silva (CT Medicina Molecular)
Prof Mauro Teixeira (CT Terapias)

10 de março de 2022, às 17h
Profª Glaura Goulart (CT Nano)
Prof Wagner Meira (CT IA-Saúde)