“A defesa da ciência não deve ser uma tarefa apenas dos cientistas”

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, o presidente do Foripes-MG Sandro Amadeu Cerveira analisa os impactos do último corte na ciência e lembra que o conhecimento científico faz parte da nossa vida

Com o mote “Quanto vale a ciência”, a comunidade científica promove nesta terça-feira uma nova mobilização em defesa do setor. As ações são convocadas pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) com o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Esta é a segunda vez que as entidades promovem atos como esse, após a área econômica do governo federal ter decidido retirar do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) mais de 600 milhões de reais que seriam usados, por exemplo, para o pagamento de bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A primeira foi realizada no dia 15 de outubro.

Sobre esses cortes, a jornalista Paula Alkmim, da Rádio UFMG Educativa, conversou com o reitor da Universidade Federal de Alfenas, o professor Sandro Amadeu Cerveira, que é presidente do  Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), grupo que reúne as universidades federais, estaduais e institutos federais mineiros. Ouça a entrevista no Soundcloud.

O reitor da Unifal
Sandro Amadeu Cerveira defende que sociedade civil deve exigir dos governos investimento pesado na ciênciaIvanei Salgado I UNIFAL-MG

Amanhã, a Rádio UFMG Educativa continua a falar sobre os cortes no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico dentro do programa Conexões e traz alguns exemplos dos projetos que serão impactados com o contingenciamento determinado pelo governo federal. Ouça também entrevista com o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, concedida à jornalista Luiza Glória.