Ensino

Abertas inscrições para os Percursos Formativos em Docência

Em sua nona edição, programa terá atividades direcionadas a professores e estudantes de pós-graduação da Universidade

Percursos buscam formar rede de compartilhamento de experiências do corpo docente
Percursos buscam formar rede de compartilhamento de experiências do corpo docente Facebook GIZ

Estão abertas as inscrições para a nona edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). Com o objetivo de ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a formação de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da UFMG, as atividades, que integram as comemorações dos dez anos da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), serão realizadas de 16 de março a 15 de junho. São ofertadas 120 vagas.

Destinados a professores e estudantes de pós-graduação da UFMG, os Percursos Formativos estão estruturados na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Estão programadas oficinas gerais de caráter teórico-prático, com o objetivo de ampliar e consolidar o repertório de metodologias de ensino e recursos tecnológicos empregados nos processos de ensino-aprendizagem.

Encontros temáticos
Oficina contextualizada apresentará recursos didático-pedagógicos para auxiliar no processo mediado de elaboração do plano de intervenção pedagógica. Temas como avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino e tecnologias na educação serão debatidos em encontros presenciais temáticos. No seminário final, os participantes apresentarão propostas de ensino construídas com o subsídio das reflexões e debates realizados ao longo do percurso.

Os estudantes de pós-graduação que atuam em projetos e atividades de ensino terão preferência para se matricularem na nona edição do PFDES. A participação do estudante em atividades docentes deverá ser comprovada por meio de declaração emitida pelo colegiado ou pelo orientador.

Mais informações sobre a nova edição dos Percursos podem ser obtidas pelo e-mail giz-contato@prograd.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-6451.