Notícias Externas

Anulação das condenações de Lula abre novo cenário político no Brasil

Cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG, falou sobre o tema, no programa Conexões

Lula, em primeiro pronunciamento após anulação das sentenças pelo STF
Lula, em primeiro pronunciamento após anulação das sentenças pelo STF Foto: Ricardo Stuckert

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou os processos e as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. A decisão foi tomada neste mês pelo ministro Edson Fachin, que reconheceu que a Vara de Curitiba não tem competência para julgar os casos da Lava Jato envolvendo o ex-presidente, uma vez que os atos julgados não ocorreram no Paraná. Seguindo esse raciocínio, o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro poderia julgar apenas casos da Lava Jato que envolvessem desvio de dinheiro da Petrobras, o que não comtempla as acusações contra Lula. 

Com as condenações anuladas, no momento Lula está novamente elegível para as eleições presidenciais de 2022. Mesmo preso por um ano e sete meses, o ex-presidente ainda representa a maior força de oposição ao governo atual e é também o principal adversário político de Bolsonaro. A possível candidatura de Lula altera o cenário político atual e das próximas eleições nacionais.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG e aposentado do Departamento de Ciência Política (DCP), analisou o novo cenário. A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira, 17.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luíza Glória