‘Aqueles (In)visíveis’ traz novo olhar sobre a visibilidade LGBTQIA+ a partir de fotos antigas
Artista mineiro se utiliza de imagens dos séculos 19 e 20 e faz intervenções com versos e bordados de linhas coloridas
![Reprodução / Instagram atelie_mogiz ‘Le voyage dans la lune’ é uma das obras expostas na mostra virtual](https://ufmg.br/thumbor/XQ2rYfXylqtenbFmwC3ussYH7Kk=/0x0:597x598/597x598/https://ufmg.br/storage/e/2/c/6/e2c6bb8a12df2d6b3e75147445158890_16214644879493_2050620970.jpg)
A exposição Aqueles (In)visíveis, do artista belo-horizontino Rodrigo Mogiz, já está no ar pela plataforma virtual da Casa Fiat de Cultura. A mostra apresenta camisas, bordados e ornamentos inspirados em fotos de pessoas LGBTQIA+ nos séculos 19 e 20. O trabalho de Mogiz, selecionado no Quarto Programa de Seleção da Piccola Galleria, busca contar histórias e mostrar a evolução da visibilidade de gênero e sexualidade ao longo da história. Um dos recursos utilizados pelo artista é trabalhar as próprias fotografias impressas com intervenções poéticas e bordados de linhas coloridas. A exposição que conta com 19 obras e integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus fica acessível até o 4 de julho. A curadoria é de Marco Antônio Vieira.
O criador da mostra, Ricardo Mogiz, conversou com o programa Noite Ilustrada nesta quarta-feira, 19. Ele contou sobre sua trajetória na arte e como ela se relaciona com o presente trabalho, marcado pelo diálogo entre passado e presente. O artista ainda defendeu a importância do bordado na arte contemporânea e compartilhou as origens do projeto. “Foi um desdobramento do meu trabalho com bordado eu fazer uma transposição das imagens fotográficas antigas em preto e branco e meio apagadas pelo tempo trazendo cores, materialidade, levando elas para o tecido com ornamentos, numa associação com a pintura porque antes da fotografia os retratos eram feitos em pintura”, explicou. A exposição Aqueles (In)visíveis pode ser visitada pelo site da Casa Fiat de Cultura.
Produção: Maron Filho, Carlos Ortega e Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas