Pesquisa e Inovação

Maurício Borges Lemos, da Face, lança livro sobre relação centro-periferia

Obra é versão revista e atualizada de tese referência no campo, defendida em 1988; João Antonio de Paula debaterá o tema com o autor em evento na Faculdade de Ciências Econômicas

'Espaço e capital' será lançado em evento na Face nesta quinta-feira, 30
'Espaço e capital' será lançado em evento na Face nesta quinta-feira, 30 Foto: Jebs Lima | UFMG

Nesta quinta-feira, 30, às 14h30, a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) recebe o professor aposentado Maurício Borges Lemos para debate e lançamento do livro Espaço e capital: um estudo sobre a dinâmica centro x periferia. A obra acaba de ser tirada do prelo pela editora Dialética. No evento, Maurício terá João Antonio de Paula, professor da mesma unidade, como interlocutor e comentarista. O encontro dos professores com a comunidade da UFMG ocorre no auditório 3 da Face e é aberto ao público. O livro será lançado logo após o debate. Paralelamente, três exemplares da obra já estão disponíveis para empréstimo na biblioteca da unidade. Eles podem ser encontrados na localização “338.9 L557e 2025”.

“Recém-publicado, o livro é uma versão revista e atualizada da tese de doutorado do autor, defendida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1988. Desde então, o texto foi lido por diferentes gerações de estudantes da Face, tendo influenciado de modo considerável a trajetória das pesquisas sobre economia regional e internacional realizadas no âmbito da Universidade”, demarca Hugo da Gama Cerqueira, professor da Faculdade.

Para João Antonio de Paula, o livro reapresenta uma tese que, dos anos 1990 em diante, tornou-se muito rapidamente “bibliografia referencial para a comunidade de interessados em economia regional e urbana, sobre a dinâmica do capital no espaço, e, em particular, nas complexas determinações da renda fundiária urbana, no processo concreto da concorrência capitalista no âmbito dos ‘vários capitais’, isto é, da concorrência intercapitalista e da interveniência do Estado e das variadas formas singulares de produção e apropriação de ‘sobrelucros’, que acompanham a acumulação de capital, em seu processo de mundialização, marcado por crescentes desigualdades socioespaciais.”

Livro 'Espaço e capital', de Maurício Borges Lemos
Livro 'Espaço e capital', de Maurício Borges Lemos Imagem: Reprodução de capa

A obra
O livro é dividido em seis capítulos. O primeiro trata dos aspectos históricos e metodológicos do plano de estudo estabelecido pelo autor para a composição de sua tese. Com o subtítulo “Vantagens comparativas, troca desigual e teoria da localização”, o segundo apresenta teorias sobre o espaço econômico. O terceiro se dedica ao conceito de centro urbano, enquanto o quarto discorre sobre a renda fundiária e urbana. O quinto, por sua vez, trata da dinâmica do capital no espaço. O sexto capítulo, por fim, “busca a integração do espaço no âmbito dos múltiplos capitais”, como sintetiza Maurício na apresentação de sua obra.

Na primeira apresentação do texto, feita para a edição de 1988, o autor faz saber que esse sexto capítulo, incorporado ao plano de trabalho mais tardiamente, acabou por se revelar central no projeto da tese. Isso porque ele, “além de ser considerado um roteiro de estudo da problemática centro x periferia, procura sê-lo especificamente para a análise da economia brasileira, buscando fornecer sugestões para a articulação entre o ‘setor externo’ e o setor interno, normalmente atravessado por estruturas específicas no tocante a concorrência, problemática financeira, relações sociais ou mesmo pela forma peculiar de inserção do Estado na economia e na sociedade”.

‘Enorme contraste’
Nessa recuperação feita de sua tese 37 anos após sua publicação inaugural, uma questão que logo se apresentou ao autor foi a de qual estratégia adotaria para atualizar o que fosse necessário de seu trabalho. A solução adotada foi a de se escrever, quando necessário, posfácios para cada capítulo – em certos casos, longos e densos – “com o intuito de corrigir, atualizar ou fazer um balanço de erros e acertos depois de transcorrido tanto tempo”. Além disso, novas notas de pé de página foram acrescentadas pontualmente, atualizando aspectos do texto à luz do que se deu após 1988 no mundo (teórico e prático) com o qual a obra se relaciona.

O volume conta com prefácio de João Antonio de Paula, para quem o pensamento econômico corrente, de modo geral, “deu-se à irrelevância fática e à indigência teórica”, revelando-se “sem exagero, chinfrim”. Ora, é justamente ao respirar “ainda os ares daqueles tempos que ainda eram de ‘alta teoria’” que, para João Antonio, o livro de Maurício consegue estabelecer o seu “enorme contraste” com esse pensamento econômico indigente teoricamente e desconectado da natureza dos fatos que grassa em certos meios de intelectualidade orgânica atual. Trata-se, em suma, de um livro que desde o início explicita “que o seu propósito maior é contribuir para a compreensão das determinações estruturais da desigualdade das relações entre centro e periferia e capitalista, no sentido de superá-la pela emancipação econômica, política, social, cultural, tecnológica da periferia”, anota o prefaciador.

“O livro que se está prefaciando é um grande livro, que também é grande em tamanho, tem estrutura complexa, coerente e severa, que repele a frivolidade e a banalidade, num esforço teórico, sem medo da metáfora, titânico, em que várias vertentes do pensamento econômico, da crítica da economia política ao que há de substantivo no pensamento econômico moderno, são mobilizados para pensar a dinâmica das relações econômicas no espaço, são consideradas e cotejadas a partir de uma proposta teórica unificadora, que é a apropriação original da teoria da renda fundiária urbana.”

Maurício Borges Lemos, professor aposentado da Face
Maurício Borges Lemos, professor aposentado da Face Foto: Arquivo pessoal

O autor
Maurício Borges Lemos formou-se em ciências econômicas pela UFMG (1973) e fez mestrado (1977) e doutorado (1988) na mesma área na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu livro, como já mencionado, é uma versão “modificada e atualizada” da tese homônima que ele defendeu em 1988 na Unicamp sob a orientação do professor Mário Luiz Possas, trabalho que influenciaria determinantemente o modo como o tema das conflituosas relações econômicas entre o centro e a periferia passaria a ser tratado nos cursos e nas pesquisas realizadas sobre o assunto no país.

Maurício tornou-se professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG em 1991, mas atua como pesquisador na unidade desde o fim dos anos 1970. Paralelamente à carreira docente, na qual hoje é aposentado, foi também coordenador de colegiado e membro da congregação de sua unidade. Além disso, Lemos tem importante carreira na administração pública. Ele foi secretário municipal de planejamento (1993-2003) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e diretor (2003-2016) de diferentes diretorias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Livro: Espaço e capital: um estudo sobre a dinâmica centro x periferia
Autor:  Maurício Borges Lemos
Editora Dialética
R$ 129,90 / 588 páginas

Ewerton Martins Ribeiro