Pesquisa e Inovação

Centro Pedagógico sedia feira de iniciação científica de estudantes da educação básica e técnica

Evento começou nesta quarta e segue até sexta-feira, 31, com atividades no Centro Pedagógico; mais de 240 projetos científicos de crianças e adolescentes serão apresentados na unidade

Centro Pedagógico sedia feira de iniciação científica na Educação Básica e Técnica
Centro Pedagógico sedia feira de iniciação científica na educação básica e técnica Foto: Arquivo Museu Ponto UFMG

Nesta semana, o Centro Pedagógico (CP) da UFMG se transformou em um laboratório vivo de ideias e experimentos. Desta quarta-feira, 29, até sexta, 31, estudantes da educação básica e técnica de diferentes regiões do Brasil vão apresentar suas descobertas na 13ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat), realizada na unidade.

Esta edição tem o tema Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território. Para este ano, foram selecionados 242 trabalhos, orientados por professores das escolas de origem dos estudantes, públicas e privadas. A proposta é convidar o público a refletir sobre o uso sustentável da água e as transformações necessárias em cada território.

Aberta à visitação do público interno e externo, a feira ocorre em diálogo com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e visa destacar o papel da educação científica na compreensão e no enfrentamento das crises ambientais contemporâneas. O objetivo da feira é tanto contribuir para a formação de uma nova geração de cientistas quanto fortalecer a capacidade crítica dos futuros cidadãos.

Ciência começa na escola
“Ao longo de suas edições, a Febrat se consolidou como uma vitrine nacional da ciência feita por estudantes da educação básica”, afirma o coordenador da feira e professor do Centro Pedagógico Santer Alvares Matos. Em suas várias edições, as pesquisas apresentadas no evento abrangem temas diversos, indo de biotecnologia e energia renovável a soluções sociais e ambientais.

Segundo Santer, a meta é aproximar o conhecimento científico das experiências cotidianas dos alunos. “Queremos que eles percebam que ciência não é algo distante. Ela começa com perguntas simples, feitas dentro da escola”, afirma. Santer é também coordenador pedagógico do Museu Itinerante Ponto UFMG, que organiza a feira em parceria com o Centro Pedagógico UFMG.

O público da feira poderá visitar o Museu Itinerante Ponto UFMG gratuitamente durante o evento. Escolas interessadas em levar grupos devem realizar o agendamento prévio pelo formulário disponível no site da Febrat, que também traz a lista de trabalhos em cartaz e a programação completa. Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento e no Instagram do Museu Ponto UFMG.

Projeto de extensão da UFMG, a Febrat conta com o apoio do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM) da Faculdade de Medicina e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (INCT NeuroTec-R), entre outros órgãos e instituições. O INCT NeuroTec-R desenvolve, em conjunto com o Museu Ponto UFMG, a linha de pesquisa “Educação Científica na Educação Básica”, que investiga como a curiosidade e a autonomia intelectual podem ser cultivadas desde cedo.

Segundo os organizadores da feira, essa colaboração reflete uma visão compartilhada: a de aproximar a pesquisa de ponta da educação básica e incentivar o engajamento social na ciência. Os demais parceiros do evento são o CNPq, a Capes, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a Fundação Ipead, o Sicoob e a Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex).

Marcus Vinicius dos Santos | jornalista do CTMM Medicina UFMG