Arte e Cultura

Ars Nova vai participar de festival na Espanha em julho

dsfdsfdsfdsf
Foto: Foca Lisboa / UFMG

De 14 a 17 do próximo mês, o Ars Nova – Coral da UFMG participará do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha. O grupo será o único competidor brasileiro do tradicional evento que reúne coros e grupos de dança de vários países na cidade de Vic, na região da Catalunha.

Ao longo dos quatro dias de competição, o Ars Nova apresentará obras para coro misto e coro feminino. O repertório inclui peças românticas, renascentistas, contemporâneas e folclóricas de compositores brasileiros e estrangeiros. Serão 16 composições, de modo a atender às diversas categorias em que o grupo concorrerá.

A escolha do repertório também levou em consideração o desejo do Ars Nova de divulgar a música coral brasileira no exterior e de homenagear Carlos Alberto Pinto Coelho Fonseca, regente titular do grupo por 40 anos (1964-2004). Há quatro obras do maestro e compositor no repertório.

A viagem é viabilizada pela mineradora CBMM e pelo Programa Minas Música, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. O projeto tem apoio também do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), da Fundação Christiano Ottoni, da Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) e do banco NossaCoop.

Criado em 1959, o Ars Nova é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, foca seu repertório em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo e promove acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea. Em 2016, foi o vencedor do Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais.

O evento
Criado em 1983, o Festival Internacional de Música de Cantonigròs é uma competição mundial para corais mistos, femininos e infantis, além de grupos de dança folclórica. O evento, que já recebeu grupos de mais de 80 países ao longo da sua história, reunirá, em sua 34ª edição, mais de 30 participantes, de 14 países.

Assessoria de Comunicação do Ars Nova – Coral da UFMG