Assembleia de Minas lança frente parlamentar de apoio às universidades

Primeira audiência será realizada nesta quinta-feira com presença de representantes das instituições de ensino

Acesso ao Palácio da Inconfidência, sede da ALMG; em primeiro plano, escultura de Amílcar de Castro Divulgação / ALMG

Dirigentes de institutos e universidades federais de ensino e lideranças sindicais e estudantis participam, nesta quinta-feira, dia 9, do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Institutos Federais e às Universidades Federais. A iniciativa é do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Está prevista a participação do reitor Jaime Ramírez na audiência.

O objetivo da frente de apoio, de acordo com o parlamentar, é mobilizar a sociedade contra a precarização do ensino superior no país, cenário que se projeta, especialmente, por conta da promulgação da Emenda Constitucional 95, que impõe um teto para os investimentos em educação nos próximos 20 anos.

“Essa medida vai resultar em cortes nos investimentos nas universidades e nos institutos federais. Ela tira a possibilidade de qualificação profissional de milhões de jovens. É um retrocesso sem precedentes”, critica Cristiano Silveira.

Segundo ele, um dos objetivos da frente parlamentar é cobrar o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). A frente de deputados se propõe a organizar debates e audiências públicas com servidores, estudantes e pesquisadores. Na reunião desta quinta-feira, serão apresentadas propostas de trabalho para a mobilização pretendida.

A audiência começa às 14h30, no auditório José Alencar, com previsão de transmissão ao vivo no site da Assembleia