Ensino

​Aula inaugural discutirá desafios para os direitos humanos

Pessoas sem vínculo com a UFMG podem se matricular em disciplinas da formação transversal

Marlise Matos coordena o Nepem
A professora Marlise Matos coordena o Nepem UFMG Tube

Os professores Marlise Matos, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), da Fafich, Marcella Gomes, do Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito, e Eduardo de Jesus, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, farão, nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 14h, a aula de abertura da Formação Transversal em Direitos Humanos.

O trio abordará questões que representam desafios contemporâneos para os direitos humanos, como as desigualdades, as intolerâncias, as violências e a cultura da naturalização e da banalização das exclusões.

Aberta ao público, a atividade recebe inscrições por meio do preenchimento de formulário eletrônico

A atividade ocorrerá no auditório 2 A, no quarto andar do Centro de Atividades Didáticas em Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha. 

Vagas
Pessoas sem vínculo com a UFMG que tiverem interesse em cursar as disciplinas da formação transversal em Direitos Humanos como isoladas deverão solicitar a matrícula no dia 7 de março, nas seções de ensino das unidades responsáveis pela oferta de cada disciplina. Ainda há vagas para as seguintes disciplinas: 

UNI 084 - Direitos humanos e lutas sociais: 60 horas, terça e quinta-feira, das 17h às 18h40. Professora: Marlise Matos

UNI 110 - Tópicos em direitos humanos – perspectivas contemporâneas A: cinema brasileiro contemporâneo e os direitos humanos: 30 horas, 19h às 22h30, no Auditório da Reitoria, nos dias 12 e 26 de março, 16 de abril, 7 e 28 de maio, 11 e 25 de junho e 2 de julho. Professor: Eduardo de Jesus

UNI 111 -Tópicos em direitos humanos – perspectivas contemporâneas B: reflexões sobre práticas em extensão e pesquisa social aplicada, 60 horas, sexta-feira, das 14h às 16h20.  Professores: André Luiz Freitas Dias, Fernando Antônio de Melo, Marcella Furtado de Magalhâes Gomes, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Sielen Caldas de Vilhena. Faculdade de Direito, prédio 1, 6º andar

DIT 056 - Tópicos em sociologia jurídica A: laboratório prático de direitos humanos, gênero e sexualidade – instrumentos de proteção e sistemas institucionais 2: 60 horas, segunda a quarta, das 17h20 às 19h. Professor: Pedro Augusto Gravatá Nicoli

UNI 069 - Estado, sociedade e produção da desigualdade Racial 1: 60 horas, quarta-feira, das 19h às 22h30. Professor Rodrigo Ednilson de Jesus. Essa disciplina tem equivalência, para fins de integralização da Formação Transversal em Direitos Humanos, com a disciplina UNI110 – Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas B.

Com Assessoria da Proex