Extensão

Biblioteca Universitária oferece treinamento on-line em base de dados e software de gerenciamento

Participantes aprenderão estratégias de pesquisa na Web of Science, uma das mais confiáveis plataformas de busca de citações científicas do mundo

..
Plataforma indexa mais de 22 mil períodicosFoto: Lucas Braga | UFMG

A Biblioteca Universitária, em parceria com a Clarivate Analytics, vai promover, no dia 12 de abril, com início às 14h, treinamento on-line sobre a base de dados Web of Science e o software de gerenciamento bibliográfico EndNote Online.

Considerada uma das mais fidedignas plataformas de busca de citações científicas do mundo, a Web of Science indexa, desde 1945, mais de 22 mil revistas científicas de todas as áreas do conhecimento e de todo o mundo, com atualização diária. O treinamento abordará a busca de referências bibliográficas e textos completos dos artigos nessa base de dados, utilizando estratégias e filtros de pesquisa. Também ensinará a fazer algumas análises bibliométricas, com gráficos e tabelas dos resultados encontrados.

Ainda serão oferecidas orientações sobre gerenciamento bibliográfico no Endnote Online, software que pode ser utilizado gratuitamente por usuários da Web of Science. Por meio do EndNote, é possível criar uma biblioteca personalizada de referências. E, ao ter um plug-in instalado no Microsoft Word, o software auxilia na formatação automática de citações e bibliografias, utilizando mais de mil estilos bibliográficos pré-carregados.

Para participar do treinamento, é necessário preencher um formulário da Clarivate. Os cadastrados receberão o link da plataforma onde o curso será realizado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4627.

Assessoria de Comunicação da BU