Extensão

Biblioteca Universitária oferece treinamentos gratuitos sobre bases de dados científicos

Primeira atividade, sobre a base Web of Science e o gestor EndNote, será no dia 2; na semana seguinte, foco será na plataforma Journal of Citation Reports

Computador aberto em ambiente da Biblioteca Universitária:
Cursos são gratuitos e serão realizados em ambiente digitalLucas Braga | UFMG

Na primeira quinzena de maio, a Biblioteca Universitária (BU) vai oferecer à comunidade da UFMG treinamentos nas bases de dados Web of Science (WOS), Journal Citation Reports (JCR) e no gestor de referências bibliográficas EndNote Online. Essas bases estarão disponíveis para todos os membros da comunidade universitária, por meio do Portal Capes. Os cursos serão realizados em ambiente digital, em parceria com a Clarivate Analytics, empresa que representa essas bases de dados.

A primeira atividade será nesta segunda-feira (2), às 13h30, e reunirá treinamentos sobre a WOS, que é a mais renomada e confiável plataforma de busca de citações científicas do mundo, e sobre o gerenciador bibliográfico EndNote Online, um software de gerenciamento bibliográfico gratuito, para utilização pelos usuários da WOS. O treinamento, gratuito, vai tratar da busca de referências bibliográficas de textos completos dos artigos, por meio de estratégias e da utilização de filtros de pesquisa. Na atividade, também haverá espaço para a realização de análises bibliométricas (com gráficos e tabelas) dos resultados encontrados. Atualmente, a WOS indexa mais de 22 mil revistas científicas, das diversas áreas do conhecimento e de variados países, e ainda passa por atualização diária. O EndNote possibilita a criação de uma biblioteca personalizada de referências e, por meio de um plugin instalado no processador de texto Word, faz a formatação automática de citações e bibliografias nos textos apresentados. A inscrição para o treinamento pode ser feita on-line.

Na quarta-feira da semana seguinte, dia 11, o treinamento será sobre a plataforma JCR, que possibilita a avaliação e a comparação de periódicos, com base em dados de citações extraídos de mais de 22 mil revistas e publicações acadêmicas. A plataforma propicia ao usuário descobrir quais periódicos são mais citados e, portanto, têm maior impacto e relevância em determinada área do conhecimento. O treinamento está marcado para as 9h30, e as inscrições, nesse caso, também podem ser feitas on-line. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.