Extensão

Bloco carnavalesco da Faculdade de Medicina desfila contra a violência

O 'tamborzeiro' Maurício Tizumba em ensaio do bloco
O 'tamborzeiro' Maurício Tizumba em ensaio do bloco Foto: Portal Faculdade de Medicina

Com o lema Mulheres, homens e crianças contra a violência, o bloco Para Elxs e Para Eles, formado na Faculdade de Medicina, vai estrear no carnaval de Belo Horizonte, na próxima terça-feira, dia 28. O desfile começa às 14h, no quarteirão fechado da Rua Paraíba com Avenida Afonso Pena.

O bloco é um desdobramento do projeto Para elas – por elas, por eles, por nós, que promove diversas atividades com mulheres em situação de vulnerabilidade social. “O bloco passa a mensagem de celebração das pessoas, que podem construir um mundo melhor, serem mais respeitosas e amistosas e capazes de produzir coletivamente”, explica a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Medicina Preventiva Social, Elza Machado de Melo. “Se estamos juntos, temos mais condições de transformar o mundo, e a arte e a alegria são fundamentais para isso”, afirma.

Quem quiser se juntar ao bloco poderá levar mensagens sobre afeto, respeito ao outro e valorização da diversidade. Fantasias produzidas em oficinas do Núcleo de Promoção Saúde e Paz, da Faculdade de Medicina, serão vendidas antes do baile. As peças foram confeccionadas com bijuterias arrecadadas em campanha de doação realizada no início deste ano.

Leia mais sobre a iniciativa em matéria publicada no Portal da Faculdade de Medicina.