Notícias Externas

Brasil tem 1,5 milhão de crianças e jovens fora da escola

Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 foi divulgado nessa terça-feira, 25

Cortes de vagas em escolas integrais em Minas

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A desigualdade na redistribuição de recursos destinados à educação entre Estados e Municípios é um dos aspectos evidenciados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado nessa terça-feira, 26, pelo movimento Todos Pela Educação (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural e suprapartidária). 

Os dados mostram que enquanto o estado de São Paulo recebe a maior média anual de recursos vinculados à Educação por aluno, R$ 6,5 mil; no extremo oposto, o Maranhão dispõe de apenas R$ 3,5 mil por aluno ao ano. O Anuário também mostra que, desde 2012, não há aumento significativo no número de professores com formação adequada para as disciplinas que lecionam e que o Brasil tem 1,5 milhão de crianças fora da escola.

O Anuário, organizado a partir das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), desde 2014, apresenta indicadores educacionais e análises inéditas sobre as políticas públicas prioritárias para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira em médio prazo. 

A coordenadora de Projetos do Todos pela Educação, Thaiane Pereira, falou sobre os resultados apresentados na publicação, em entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Para conferir o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 na íntegra, acesse o site todospelaeducacao.org.br.

Produção: Mariana Prates e Jaiane Souza, sob orientação de Alessandra Ribeiro