Calouros do segundo período poderão solicitar carteira de identificação a partir do dia 16
Documento dá acesso a prédios da UFMG, aos bandejões, às bibliotecas e ao CEU
Estudantes que ingressarão no segundo semestre letivo de 2022 poderão solicitar a emissão da carteira de identificação da UFMG, no período de 16 de agosto a 23 de setembro, pessoalmente, na Praça de Serviços (1º andar, onde funcionava a papelaria).
O horário de funcionamento será das 8h30 às 16h, com exceção das quartas-feiras, dias em que o atendimento será feito das 13h às 19h, para os estudantes dos cursos noturnos.
A carteira de identificação da UFMG dá acesso aos prédios, restaurantes universitários, às bibliotecas e ao Centro Esportivo Universitário (CEU).
A UFMG emite três tipos de documentos de identificação para a comunidade acadêmica: Crachá de Identificação Estudantil (CIE), Carteira de Identidade Funcional (CIF), para professores e servidores técnico-administrativos, e Crachá de Identificação (CI), para menores da Cruz Vermelha que atuam na Universidade e prestadores de serviços contratados por fundações ou empresas terceirizadas. Também terão o Crachá de Identificação alunos de disciplinas isoladas, servidores da Advocacia-Geral da União, ex-servidores voluntários, professores eméritos e pesquisadores.
Quem perder o prazo de confecção das carteiras presencialmente poderá fazer a solicitação pelo e-mail cracha@pra.ufmg.br. É importante que o estudante ou servidor fique atento aos procedimentos necessários. Eles devem enviar um único e-mail, anexar foto 3x4 (com fundo claro e sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto) e acrescentar uma selfie segurando o próprio documento de identificação (como RG ou carteira de habilitação), para garantir a autenticidade da informação. O prazo para entrega da carteira será de 20 dias, na unidade acadêmica ou administrativa à qual o servidor ou estudante esteja vinculado.
Desbloqueio
Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive no bandejão, o usuário deve acessar o MinhaUFMG e clicar em Sistema de controle de acesso aos espaços físicos. Em Clique aqui para acessar seu crachá, que aparece na tela seguinte, há a opção de desbloqueio. Na mesma área, também é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo e solicitar a segunda via.
Para saber mais sobre os documentos necessários para solicitar a carteira, os estudantes devem acessar o site Viver UFMG, no menu Primeiros passos, e escolher o link Carteirinha UFMG. Para os servidores, funcionários terceirizados e outros integrantes da comunidade, as informações estão disponíveis no menu Serviços do Portal UFMG.