Notícias Externas

Campanha no campus Saúde mira trânsito mais seguro

Peça da exposição de Altivo Horta, que retrata em miniaturas acidentes com carros Jornalismo

Começam nesta quinta-feira, dia 15, as atividades da Semana do Trânsito 2016 do campus Saúde, promovida pelo Hospital das Clínicas, pela Escola de Enfermagem e pela Faculdade de Medicina.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população que circula pela região hospitalar de Belo Horizonte a adotar medidas em favor de um trânsito mais seguro, tema central da Semana Nacional de Trânsito.

A programação, que segue até o dia 23 de setembro, contará com diversas atividades educativas e interativas. Representantes da transitolândia móvel do Batalhão da Polícia de Trânsito da PM abordarão questões de segurança e comportamento no trânsito por meio do teatro. O Projeto Rodocine, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, exibirá, em uma viatura adaptada, vídeos educativos com informações sobre o uso do celular ao volante e dúvidas sobre a lei do farol baixo. A Transcon, autarquia que gerencia o trânsito em Contagem, promoverá oficinas pedagógicas.

Também estão programadas intervenção de arte-mobilização na faixa de pedestre com o grupo Mobiliza SUS, apresentação da Banda da Guarda Municipal, a mesa-redonda Impactos dos acidentes de Trânsito na Saúde, com a participação de professores da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina, e a exposição Sonhos que envelhecem, formada por miniaturas de carros batidos e abandonados.

Conheça a programação

15 de setembro
9h: Transitolândia Móvel (arena de frente ao Restaurante Universitário).
10h às 14h: Projeto Rodocine e oficinas pedagógicas (próximo à Escola de Enfermagem).
12h: Apresentação da Banda da Guarda Municipal (próximo à Faculdade de Medicina).
14h: Intervenção de arte-mobilização com o grupo Mobiliza SUS (Avenida Alfredo Balena).
15h: Blitz educativa com a Guarda Municipal + Guardiões do Riso (Avenida Alfredo Balena).

De 15 a 23 de setembro - Exposição Sonhos que envelhecem (Escola de Enfermagem).

21 de setembro
14 - Mesa redonda: Impactos dos acidentes de Trânsito na Saúde (Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG).
Palestrantes: professora Allana Dos Reis Corrêa (Escola de Enfermagem da UFMG): Cuidados assistenciais
Professora Deborah Carvalho Malta (Escola de Enfermagem da UFMG): O impacto financeiro dos acidentes no SUS
Professor Frederico Duarte Garcia (Faculdade de Medicina da UFMG): Impacto emocional na família de pacientes acidentados

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-9883, ou no site da Escola de Enfermagem.

(Com Assessoria de comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)