Extensão

Campus Pampulha recebe hoje treinamento de reanimação cardiorrespiratória

Cena de treinamento
Carol Morena / Faculdade de Medicina

A Campanha Mundial de Reanimação Cardiopulmonar, que tem como slogan Salve vidas com as mãos, terá uma atividade nesta terça-feira, das 10h30 às 13h30, na Praça de Serviços. Frequentadores do campus Pampulha serão treinados pelos integrantes da Liga Acadêmica de Simulação em Saúde da UFMG (LASS), sob a coordenação da enfermeira Monalisa Gresta, professora convidada da Faculdade de Medicina da UFMG e instrutora da American Heart Association (AHA). No último dia 1º, foi realizada uma demonstração técnica no saguão da Faculdade de Medicina [foto acima].

A ação, idealizada pela AHA, é realizada por seus polos de treinamento espalhados pelo mundo, como a Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Minas Gerais, a Sociedade Mineira de Pediatria, com apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da LASS, aderiu à campanha, que tem o objetivo de treinar a maior quantidade possível de leigos para realizar a ressuscitação cardiorrespiratória, caso seja necessária.

De acordo com a American Heart Association, para cada minuto de atraso no atendimento à vítima de uma parada cardiorrespiratória, a chance de sobrevivência cai 10%. Quando alguém, mesmo que não seja profissional de saúde, sabe como executar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a inicia imediatamente, a chance de sobrevivência da vítima pode duplicar ou até triplicar.

(Com Assessoria de Imprensa da Sociedade Mineira de Pediatria)