Extensão

Carro-Biblioteca celebra 50 anos de presença ativa em comunidades periféricas

Segundo programa de extensão mais antigo da UFMG vai comemorar a data com programação especial no dia 24, na ECI

O primeiro veículo do Carro-Biblioteca foi uma Kombi que percorria as comunidades repleta de livros e atividades de incentivo à leitura
Primeiro veículo do Carro-Biblioteca foi uma Kombi que percorria as comunidades repleta de livros e atividades de incentivo à leitura Foto: Arquivo Carro-Biblioteca

Dentro de uma Kombi, posteriormente substituída por um micro-ônibus, livros e o desejo de democratizar o acesso à informação e à literatura deram origem ao segundo programa de extensão mais antigo da UFMG: o Carro-Biblioteca. Lançada há cinco décadas com um convênio entre o Instituto Nacional do Livro (INL) e a UFMG, a iniciativa leva acervo e atividades diversificadas até bairros da periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades adjacentes.

No dia 24 de outubro, o Especial 50 anos do Carro-Biblioteca celebrará, na Escola de Ciência da Informação (ECI), essa longeva e ininterrupta trajetória. “Festejaremos a dedicação dos coordenadores, bibliotecários e bolsistas que fazem parte dessa história. A proposta do Carro-Biblioteca é tão encantadora que atrai pessoas que se dedicam de coração às atividades. Isso faz toda diferença na elaboração e execução dos projetos e, sobretudo, no acolhimento aos usuários. É muito gratificante ver como as ações levam às comunidades periféricas oportunidades de acesso à informação, à cultura, à educação e ao lazer”, frisa a professora Marina Cajaíba, atual coordenora do projeto.

O bibliotecário Evaldo Alves está no programa há seis anos e se diz satisfeito por auxiliar as pessoas por meio do trabalho que realiza. “Sempre estudei em escola pública e, desde a Universidade, comecei a me preocupar com o retorno que eu daria para a sociedade com minha profissão. No Carro-Biblioteca, percebo o impacto positivo de nossa atuação nas comunidades atendidas. Somos recebidos com muita alegria”, conta.

“Com um trabalho social primoroso de incentivo à leitura e à busca por fontes confiáveis de informação, o Carro-Biblioteca contribui, inclusive, para a formação dos potenciais futuros estudantes da UFMG e público da Biblioteca Universitária”, destaca Kátia Lúcia Pacheco, diretora do Sistema de Bibliotecas.

Especial 50 anos

Carro-Biblioteca: 'Livro aberto, amigo certo'
Carro-Biblioteca: 'Livro aberto, amigo certo' Foto: Arquivo Carro-biblioteca

Na conferência de abertura das festividades dos 50 anos do Carro-Biblioteca, Nuno Marçal, responsável pela Bibliomóvel da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, distrito de Lisboa (Portugal), contará como é o trabalho das bibliotecas itinerantes no país e relatará sua experiência e sua visão acerca de como essas unidades de informação devem atuar nas comunidades.

A comemoração incluirá também duas mesas-redondas. Na primeira, os bibliotecários Gildete Veloso, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e Elton Mattos, da Universidade Federal de Ouro Preto, debaterão a perenidade dos serviços prestados pelos carros-bibliotecas, tendo como eixo uma pergunta: eles ainda são necessários? Na segunda, a professora Lígia Dumont descreverá sua experiência como pesquisadora e admiradora do Carro-Biblioteca. E Marília de Paiva exporá como foi sua atuação como bibliotecária do programa antes de se tornar docente.

A programação do evento prevê, ainda, a circulação do micro-ônibus em pontos estratégicos do campus, para veiculação do programa Rádio janela especial, e homenagem à professora Adriana Bogliolo, responsável pela inclusão, no Carro-Biblioteca, de novas tecnologias, que possibilitaram a ampliação dos serviços prestados.

Sarau literário, contação de histórias e apresentações musicais das bandas independentes Caminantes e Bequadros encerrarão as comemorações.
A programação detalhada e o formulário para se inscrever no Especial 50 anos Carro-Biblioteca estão on-line.

Expansão

Modelos do desfile do projeto ‘Refavelar’, no “Ocupacurumimoficial’, segurando a cartilha do programa ‘Voz e voto’, do Carro-Biblioteca
Modelos do desfile do projeto ‘Refavelar’, no 'Ocupacurumimoficial', com a cartilha do programa ‘Voz e voto’, do Carro-Biblioteca Foto: Arquivo Carro-Biblioteca

Com  acervo diversificado que inclui livros didáticos, de culinária, gibis, DVDs infantis, enciclopédias eletrônicas, literatura brasileira e estrangeira, o Carro-Biblioteca atende, atualmente, três comunidades: Dom Pedro I, em São José da Lapa (MG), Paulo VI e Nova Pampulha, em Belo Horizonte. Em breve, o programa atenderá também a comunidade Confisco e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, fruto de parceria que resultará em um trabalho conjunto de educação socioambiental. “Adquirimos mais de 100 títulos sobre essa temática. Elaboramos também uma cartilha socioambiental do Carro-Biblioteca, baseada em datas importantes para trabalhar a conscientização das crianças e jovens que frequentam o Museu. Nos fins de semana e durante as férias, o público poderá usufruir do acervo e participar das atividades lúdicas que realizaremos baseadas nesse tema”, explica Marina Cajaíba.

Além dessa parceria, contação de histórias, concursos de redação e poesia, exposição de desenhos, oficinas e projetos de extensão como os programas Rádio janela e Voz e voto são outras iniciativas de destaque. Produzidos por estagiários de várias áreas do conhecimento, ambos os projetos são coordenados pela professora Maria Guiomar Frota.

Visita do programa ‘Rádio Janela’ ao Centro Cultural do bairro São Geraldo
Visita do programa ‘Rádio janela' ao Centro Cultural do bairro São Geraldo Foto: Kayke Quadros | Carro-Biblioteca

O programa Rádio janela surgiu em 2020, durante a pandemia, para continuar atendendo as comunidades durante o período de isolamento social. Por meio de um carro de som eram levados, nos locais atendidos, informações científicas sobre a covid-19, contação de histórias e divulgação de músicas de bandas independentes. Atualmente, o programa é veiculado em caixas de som nos centros culturais de Belo Horizonte e no YouTube. O programa Voz e voto foi criado em 2022, no período das eleições presidenciais, para despertar a participação social dos jovens no processo político do país.

“O Rádio janela atua como canal de comunicação entre o conhecimento científico desenvolvido na Universidade e o conjunto de saberes plurais que existem na própria sociedade, intercalando entrevistas com especialistas e com lideranças sociais. O Voz e voto, por sua vez, visa contribuir para o aprimoramento do regime democrático, porque, quando não há um cidadão consciente e participativo na política, a democracia fica ameaçada”, salienta Maria Guiomar.

Cadastro
Para fazer o empréstimo de livros, é necessário se cadastrar no Carro-Biblioteca mediante apresentação de carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos são inscritos somente com o acompanhamento de adulto responsável, que também deve apresentar documento de identificação.

Cada usuário tem direito a fazer o empréstimo de três obras por vez, e o prazo de devolução é de sete dias consecutivos. O período de devolução pode ser prorrogado por meio da renovação presencial do empréstimo.

Carla Pedrosa | Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária