Extensão

Cartilha mostra o que fazer diante das características de autismo

Material produzido por pesquisadores da UFMG busca estabelecer diálogo com pais de crianças autistas

Capa da cartilha
Cartilha traz explicações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor esperado para crianças típicas e orienta os responsáveis sobre possíveis atrasos no crescimento dos filhos.Imagem: Divulgação

Uma publicação dividida em pequenos capítulos, cujos títulos são verbos, foi lançada no início deste mês por um grupo de estudiosos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na UFMG. A cartilha Minha criança tem características do autismo: o que fazer? é resultado de parceria entre o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) e a ONG Pequenos Navegantes.

Uma das características do autismo está associada à necessidade de agir o mais rapidamente possível, daí o uso de verbos nos títulos, que indicam o sentido de urgência. “Agir cedo é essencial, não só em casos de autismo, mas de outros transtornos do neurodesenvolvimento. Quanto mais cedo essa criança começar a intervenção adequada, maiores as chances de conseguir evolução significativa no seu
desenvolvimento”, argumenta a professora Ana Amélia Cardoso, uma das autoras da
cartilha juntamente com os também professores Maria Luísa Nogueira e Jardel
Sander, da UFMG, e a doutoranda em Psicologia e Cognição na UFMG Poliana
Martins.

Estudioso da temática, o quarteto convive diariamente com os desafios vivenciados pelos autistas. Poliana é mãe de três crianças atípicas, duas delas diagnosticadas
com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ana Amélia foi diagnosticada com TEA
já na fase adulta e Maria Luísa e Jardel são pais do Chicão, que inspirou e
motivou a criação do Praia.

Atenção ao desenvolvimento
Ana Amélia defende que pais, familiares e cuidadores de crianças pequenas prestem atenção no desenvolvimento de suas crianças e procurem ajuda caso percebam qualquer atraso ou alteração. A cartilha tem uma sessão especial, que explica em detalhes o desenvolvimento neuropsicomotor esperado para crianças típicas de cada faixa etária e orienta os responsáveis sobre possíveis atrasos no crescimento dos seus filhos.

O texto também reúne depoimentos dos próprios pesquisadores. Ana Amélia, por exemplo, relata que viveu uma fase de medo do estigma e de ser menosprezada socialmente ao receber seu diagnóstico de TEA. Ela acredita que a sua condição de professora e pesquisadora em uma das maiores universidades do país é uma grande oportunidade de ajudar outras pessoas autistas e suas famílias. "Contar minha história faz parte da luta por direitos, por espaço, por reconhecimento das pessoas autistas em geral", relata.

“Crianças autistas nunca deixarão de ser autistas. A sociedade precisa deixar o capacitismo de lado e adaptar-se às diferenças. Além disso, é preciso promover espaços que sejam capazes de acolher adolescentes e adultos autistas”, informa o texto de divulgação da obra.

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças é autista. A cartilha foi lançada em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Baixe a cartilha.