Cedecom tem vagas de estágio para estudantes de diversas áreas

Oportunidades são para jornadas de 12 ou 20 horas semanais; órgão é responsável pela gestão das mídias da UFMG

A Agência de Notícias receberá bolsistas para produção de conteúdo informativo para o Portal e Boletim UFMG
A Agência de Notícias receberá bolsistas para produção de conteúdo informativo para o Portal e Boletim UFMG Foto: Foca Lisboa | UFMG

Estão abertas, até a próxima quarta-feira, 3, as inscrições para o preenchimento de cinco vagas de estágio no Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Para se candidatar, os estudantes devem cursar a partir do 3º período dos cursos de graduação em jornalismo, relações públicas, publicidade ou design (percurso para design gráfico e/ou design digital), cinema de animação e artes digitais ou letras.

Duas vagas (para a Agência de Notícias e para a Rádio UFMG Educativa) exigem disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades. As outras três (para o Núcleo das Redes Sociais e Plataformas Digitais, para a Rádio UFMG Educativa e para a Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia) são de 20 horas semanais.

No Cedecom, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos de webjornalismo, radiojornalismo, mídias digitais e assessoria de imprensa. Órgão auxiliar da Reitoria, responsável pela gestão da comunicação institucional da UFMG, o Cedecom coordena as mídias oficiais da Universidade: Portal, Boletim, Rádio UFMG Educativa, TV UFMG e redes sociais.

Na Agência de Notícias, o estagiário fará apuração e redação de conteúdo jornalístico (notas e matérias) para o Boletim e para o Portal UFMG. Na Rádio UFMG Educativa, o selecionado vai elaborar notas, produzir entrevistas e pautas, fazer cobertura de eventos, redação, produção e locução de reportagens em diversas editorias, além da ancoragem de programas. No Núcleo das Redes Sociais e Plataformas Digitais, o estudante vai participar da elaboração, ativação e mensuração de campanhas nas redes sociais. Por fim, na Assessoria de Imprensa, o estagiário vai dar suporte ao atendimento das demandas de imprensa e à produção de releases.

Ações afirmativas
O resultado dos processos seletivos serão divulgados entre 8 e 12 de maio nos sites do Cedecom e da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Uma das vagas destinadas a estudantes de graduação em jornalismo integra o Programa de Ações Afirmativas e é destinada a estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e/ou estão classificados socioeconomicamente nos níveis I, II ou III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), estudantes mães com criança cursando o ensino infantil ou fundamental na rede pública de ensino, estudantes travestis e transexuais, estudantes com deficiência, estudantes indígenas e quilombolas ou estudantes refugiados. A bolsa de ação afirmativa é de R$ 500.

Entre as outras quatro vagas, três bolsas pagarão R$ 550 a seus ocupantes e são destinadas a alunos classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II ou III. A quarta vaga, cujo valor da bolsa é de R$ 400, é aberta à livre concorrência.

Os editais dos processos seletivos para as cinco vagas de estágios estão disponíveis no site do Cedecom.

Estudante de Jornalismo, Beatriz Tito, acessando prédio da Inova, que abriga o Centro de Comunicação, onde é bolsista
Estudante Beatriz Tito acessa o prédio que abriga o Centro de Comunicação, onde é bolsista de jornalismoFoto: Foca Lisboa | UFMG

Oportunidade de aprendizado
A estudante do 6º período de jornalismo Beatriz Tito Borges faz estágio na Agência de Notícias há um ano. Ela conta que a experiência tem sido importante para que ela aprenda a exercer o jornalismo na prática.

“Nas aulas da faculdade a gente vê tudo de uma forma mais teórica, então é muito interessante ter a oportunidade de colocar o nosso aprendizado em prática. No Cedecom, já melhorei muito o meu texto, pois desenvolvi a linguagem jornalística, aprendo a fazer entrevistas e a lidar com os imprevistos da rotina da profissão”, conta.

Beatriz acrescenta que estar em contato com jornalistas profissionais também a ajudou a compreender as diversas áreas da profissão. “Eles me ensinam todos os dias, e eu pude perceber qual campo do jornalismo eu quero seguir depois de me formar. Portanto, o estágio é importante até para nos ajudar a definir a nossa trajetória.”