Centro de Musicalização Integrada abre inscrições para grupo de violão

As atividades vão reunir alunos de 7 a 16 anos que já tenham alguma experiência

As aulas de violão enfatizarão a música de câmara através de arranjos, improvisações e composição colaborativa Domínio público

O Centro de Musicalização Integrada (CMI), órgão complementar da Escola de Música da UFMG, abriu inscrições para o Grupo Experimental de Violão (Grupim). O curso é gratuito e destinado a alunos de 7 a 16 anos que já tenham alguma experiência.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, os candidatos deverão participar de uma entrevista com o professor Pedro Gilberto, nesta quinta-feira (28), às 16h30, no CMI (Rua Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, campus Pampulha, Belo Horizonte).

Encontrar as notas no braço do violão; ter boa sincronia entre a mão esquerda e a direita; fazer a leitura básica de cifras e partituras e possuir o instrumento para praticar em casa são alguns dos requisitos básicos. Os encontros serão presenciais, às quintas-feiras, das 16h30 às 18h, no CMI.

Também fora da sala de aula
O CMI busca sempre oferecer aos seus alunos e à comunidade externa, atividades fora da sala de aula. O Grupim, seguindo a mesma filosofia, tem o objetivo de ser um espaço para música de câmara com violões por meio de arranjos, improvisações e composição colaborativa.

O professor Pedro Gilberto é formado em violão pela Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp – Tom Jobim) e em Educação Musical pela Escola Espaço Musical Ricardo Breim. Trabalhou com violão em projetos sociais, como professor de musicalização em escolas básicas, intérprete em grupos de câmara e solo, arranjador em bandas e compositor de trilhas sonoras. Atualmente, conclui o bacharelado em violão pela UFMG e leciona violão e musicalização no CMI.