Extensão

Seminário de Diamantina, que completa 40 anos, anuncia chamada de trabalhos

Evento será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro, no Instituto Casa da Glória

19º Seminário de Diamantina discutirá Minas Gerais e o Brasil pós-pandemia
19º Seminário de Diamantina discutirá Minas, o Brasil e o mundo pós-pandemia Pedro Vilela | Ministério do Turismo

Minas Gerais e o Brasil pós-pandemia: 40 anos do Seminário de Diamantina será o tema central do tradicional evento que vai tratar, neste ano, de economia, demografia, história do pensamento econômico e demografia histórica, políticas públicas e planejamento regional e urbano, relações econômicas internacionais, a pandemia de covid-19 e direito ambiental.

Os trabalhos deverão ser submetidos até 9 de maio, por meio de formulário eletrônico.

Realizado pela primeira vez em 1982, o Seminário de Diamantina foi criado para gerar reflexões sobre Minas Gerais. Posteriormente, ampliou o escopo de suas discussões para os âmbitos nacional e internacional. Após dois anos de covid-19, o tema da pandemia será objeto de apresentações e debates.

A 19ª edição vai focar na profunda crise que atinge o estado e o país, assim como repercussões internacionais da pandemia, sejam de natureza econômica, política, ambiental, geopolítica ou humanitária.

Os debates serão sobre os reflexos da crise sanitária no aprofundamento das desigualdades sociais, no desemprego e na precarização do trabalho, na crise ambiental e humanitária – pensando nas migrações forçadas e no intenso fluxo de refugiados –, na violência e intolerância que ameaçam a democracia e a paz.

A organização do Seminário de Diamantina tira dúvidas pelo e-mail sg@cedeplar.ufmg.br. Orientações sobre formatação e envio dos trabalhos podem ser obtidas na página do evento.