Notícias Externas

Christmas Carol, novela de Charles Dickens, completa 175 anos de publicação

Obra foi publicada pela primeira vez em 19 de dezembro de 1843

Marley e Scrooge
Marley e Scrooge Ilustrador: John Leech

O dia de hoje marca os 175 anos da publicação de um dos maiores clássicos natalinos da literatura. A Christmas Carol, novela de Charles Dickens, foi publicada pela primeira vez em 19 de dezembro de 1843 e, desde então, recebeu diversas adaptações para o cinema. O livro, que foi escrito com a intenção de ajudar no pagamento de dívidas de Dickens, acabou se tornando um grande sucesso da literatura inglesa. Escrito em menos de um mês, A Christmas Carol narra as vésperas do Natal de Ebenezer Scrooge, um homem avarento que odiava a época natalina. Na noite antes da manhã de natal, Scrooge recebeu a visita de três fantasmas em sua casa, o espírito dos Natais passados, do Natal presente e dos Natais futuros. Cada um dos fantasmas leva o protagonista a vivenciar realidades muitos distintas da sua, e que o fizeram repensar suas atitudes, pensamentos e relações pessoais. Na manhã seguinte, um novo Scrooge surge,  um homem generoso e que passa a amar o espírito natalino.
Para saber mais sobre essa obra e os elementos que garantiram a ela tamanho sucesso, o programa Universo Literário conversou com o Professor de Literatura Inglesa, Ivan Marcos Ribeiro, Coordenador do curso de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFU, Universidade Federal de Uberlândia. 

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-19-12-2018.mp3

A obra foi adaptada para o cinema inúmeras vezes. Mickey's Christmas Carol,  The Muppet Christmas Carol, Barbie em a Canção de Natal e Os Fantasmas de Scrooge são algumas dessas adaptações. O livro A Christmas Carol você encontra em livrarias virtuais e físicas, sebos e bibliotecas públicas. Suas adaptações para o cinema estão disponíveis em plataformas online de streaming.

Produção: Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória