Extensão

Ciclo vai discutir estratégias teatrais usadas na política contemporânea

Primeiro encontro, com o tema 'Estratégias da extrema direita no Brasil e no exterior', será na terça, 26

A primeira reunião do Ciclo de debates: Teatralidade e performance na política será realizada virtualmente na próxima terça, 26 de abril, com o tema Estratégias da extrema direita no Brasil e no exterior. Participarão o professor de Relações Internacionais Guilherme Casarões, da Fundação Getúlio Vargas (SP), e o professor de Comunicação e Cultura Midiática na Universidade Paulista (Unip), Paolo Demuru. 

O ciclo, que será inteiramente on-line, terá três encontros nos meses de abril, maio e junho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. O objetivo é promover conversas sobre as estratégias teatrais usadas na política contemporânea e seus efeitos na esfera pública. A transmissão será feita pelo canal do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) no YouTube.

Organizado pelo grupo de pesquisa Cria – Artes e Transdisciplinaridade, a iniciativa  está vinculada à linha de pesquisa Performatividades e política, na Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de formulário. Os participantes que assinarem a lista de presença receberão certificado. 

Guilherme Casarões, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (SP) e Paolo Demuru, professor de Comunicação e Cultura Midiática na Universidade Paulista (UNIP), palestrantes no primeiro encontro do Ciclo de Debates.
Guilherme Casarões e Paolo Demuru, palestrantes no primeiro encontro do ciclo sobre teatralidade e performance na politicaFotos: Arquivo pessoal e Nathalia Boanova

Maio e junho
Em maio, o debate será acerca da temática Produção e recepção da performance da extrema direita, com a presença de Isabela Kalil, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e coordenadora do Observatório da Extrema Direita, e Letícia Cesarino, professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. 

No mês de junho, o tema A cena na política e a política na cena será discutido pelo dramaturgo, diretor e escritor Alexandre Dal Farra, doutor em Artes Cênicas pela USP e integrante do grupo Tablado de Arruar, a diretora e atriz Cida Falabella, ex-vereadora em Belo Horizonte e uma das fundadoras do grupo ZAP 18 (Zona de Arte da Periferia), e a atriz Maria Marighella, vereadora em Salvador. 
 
Grupo Cria
O grupo de pesquisa Cria – Artes e Transdisciplinaridade é vinculado à EBA-UFMG. Criado em 2012, promove a pesquisa e formação transdisciplinar com base nos conhecimentos em arte. A coordenação é dos professores Fernando Mencarelli e Mônica Ribeiro.