Notícias Externas

Cinema e Literatura: diálogos e possibilidades de ampliação

Programa Universo Literário conversou com o diretor de cinema, escritor e professor Daniel Augusto, convidado do Letras Debate desta semana

Cena do filme Viagem à Lua de Georges Méliès, baseado em no livro de Júlio Verne.
Cena do filme Viagem à Lua de Georges Méliès, baseado em no livro de Júlio VerneLe Voyage dans la lune, Georges Méliès - 1902 - Dominio Publico

O cinema e a literatura vivem há muito tempo relações de diálogo constante. Georges Melies, por exemplo, fez clássicos como 'Viagem à lua', inspirado no livro 'Da Terra à Lua', de Júlio Verne. A literatura brasileira teve uma resistência à sétima arte no século 20. Alguns autores não apoiavam a produção cinematográfica, mas outros foram mais receptivos, como o poeta Vinícius de Moraes, que decidiu apoiar a arte das telonas e tornar-se crítico da área e diplomata do Brasil em Hollywood. 

Apesar desse conflito inicial, grandes clássicos brasileiros foram adaptados como filmes. Um exemplo é Orfeu Negro, filme de Marcel Camus, vencedor de Palmas de Ouro e Oscar, inspirado na peça de Vinícius, Orfeu da Conceição. Outros casos de diálogo com a literatura no audiovisual são O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, inspirado no livro de mesmo nome de Dias Gomes, e O cheiro do ralo, de Heitor Dhalia, adaptado da obra do ator, cineasta, quadrinista e romancista Lourenço Mutarelli. Além disso, podemos citar O Auto da Compadecida, que veio do texto de Ariano Suassuna, ganhou os palcos, tornou-se minissérie e, depois, filme. E, por fim, por que não a saga de Harry Potter? A história nasceu nos livros de JK Rowling e foi adaptada para o cinema em uma franquia de muito sucesso que até hoje provoca debates entre os fãs que comparam detalhes da obra escrita com a adaptação cinematográfica. 

Para explorar um pouco do diálogo entre essas artes e suas possibilidades de ampliação, o Universo Literário conversou  com o  diretor de cinema, escritor e professor Daniel Augusto. Ele também é mestre em Letras e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Na quinta-feira, 26, ele participa do encontro Literatura e Cinema: relações possíveis, promovido pelo Letras Debate, da Faculdade de Letras da UFMG.  A discussão busca ampliar reflexões sobre as questões trabalhadas criticamente em torno do assunto. O evento é transmitido às 18h, ao vivo, pelo canal do Youtube do Letras Debate UFMG. 

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck

Você pode acompanhar o trabalho do cineasta e escritor Daniel Augusto pelo perfil do instagram @daniaugusto. O professor é autor do romance Nem o sol nem a morte, publicado pela Editora Nós que pode ser encontrado nas livrarias físicas e virtuais, ou no site editoranos.com.br.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória