Começa na segunda, 17, Escola de Verão sobre educação em direitos humanos

Faculdade de Ciências Econômicas reunirá na próxima semana professores do Grupo Montevidéu

At
Atividade sobre direitos humanos realizada pelo Projeto Diverso, na Faculdade de DireitoProex

A primeira edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos terá início nesta segunda (17), no auditório principal da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha da UFMG. A aula de abertura começará às 8h e será ministrada pela professora Adriana Orsini, da Faculdade de Direito da UFMG. Ela introduzirá a temática sob a perspectiva do fortalecimento da democracia e das possibilidades de suas realizações e interconexões.

As aulas, que seguirão até 18h30 de sexta-feira, 21, vão reunir estudantes, profissionais, servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, gestores, representantes de movimentos sociais e de políticas públicas, incluindo oriundos de países latino-americanos. As aulas serão ministradas em português e espanhol por docentes da UFMG, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e da Universidad de la Republica (Uruguay).

O objetivo da Escola de Verão é promover a formação em direitos humanos de forma multidisciplinar, destacando os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais. Além disso, a formação vai propor a transversalidade da temática, articulando áreas diversas do conhecimento.

A oferta do curso é a primeira atividade da Cátedra de Direitos Humanos, lançada em outubro de 2019 no âmbito da AUGM, entidade que reúne instituições de ensino superior do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Paraguai. Para a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, que compõe o comitê acadêmico da Cátedra, "a proposta é ampliar a participação em ações conjuntas e articuladas em torno das pautas dos direitos humanos. A Cátedra e a Escola de Verão são um exemplo disso".

Os encontros somarão 34 horas-aula e valerão certificados para aqueles que concluírem, no mínimo, 80% das atividades.

Confira a lista final dos participantes.

Assessoria de Comunicação da Proex