Extensão

Comitê acompanha processos de reconhecimento institucional das empresas juniores

Órgão foi criado para orientar, esclarecer dúvidas e conceder certificações

Equipe da RH Consultoria Jr, empresa de estudantes de graduação em Psicologia da UFMG.
Equipe da RH Consultoria Júnior, empresa de estudantes de graduação em Psicologia da UFMGFoto: RH Consultoria Júnior

As empresas juniores da UFMG que estão em processo de reconhecimento institucional passam a contar com o apoio do Comitê de Empresas Juniores (Coej). Além de receber os pedidos de reconhecimento, o órgão será o responsável pelas orientações e diretrizes relacionadas ao processo e concederá as certificações das empresas.

Para a professora da Faculdade de Direito Juliana Cordeiro de Faria, que coordena o Coej, a atuação do comitê será essencial para o estímulo ao empreendedorismo e à inovação na UFMG, uma vez que garantirá agilidade e segurança aos processos. “O Coej manterá o diálogo com as empresas juniores, orientando-as sobre a adequação às normas, prazos e leis”, explica.

Diálogo
Vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Coej atua para valorizar a dimensão extensionista das empresas juniores. De acordo com Juliana Cordeiro, trata-se de uma novidade entre as universidades do país.

O Coej é formado por cinco membros. Além da coordenadora, integram o comitê os professores Hanni Yehia e Ana Valéria Carneiro, da Escola de Engenharia, Liza Felicori, do Instituto de Ciências Biológicas, e o aluno do curso de Administração Gabriel Correia.

O contato com o Coej deve ser feito pelo e-mail coej@ufmg.br.

Empreendedorismo e interesse social
Constituídas por alunos de graduação, as empresas juniores são espaços formativos com foco no empreendedorismo e na profissionalização e ênfase no interesse social. Elas oferecem serviços a baixo custo nas diversas áreas do conhecimento, sob orientação de professores da Universidade.

Na UFMG, existem hoje 29 empresas juniores vinculadas a 14 unidades acadêmicas.

Em setembro do ano passado, uma reportagem publicada no portal da UFMG abordou a regulamentação do reconhecimento institucional das empresas juniores.

Outras informações estão disponíveis no site da Proex.

Gabriela Francine | Assessoria de Comunicação da Proex