Pesquisa e Inovação

Competição de robôs no DCC vai simular retirada de minas terrestres

Na atividade, os alunos podem pôr em prática os conceitos que aprendem em disciplinas teóricas
Na atividade, os alunos podem pôr em prática os conceitos que aprendem em disciplinas teóricas Site DCC

O encerramento da disciplina Introdução à Robótica, do curso de Ciência da Computação da UFMG, será marcado, no dia 26 deste mês, por uma competição de robôs autônomos construídos por equipes de alunos. A disputa tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a experiência de projetar e construir um sistema robótico completo e funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real.

Na competição, os robôs, construídos com peças do sistema lego fornecidas aos alunos, devem ser capazes de recolher blocos e esferas de isopor, que representam minas terrestres deixadas em um terreno após uma guerra. A situação proposta pelo professor Douglas Macharet pretende chamar atenção para a importância da retirada desses artefatos, que matam e mutilam milhares de pessoas em conflitos bélicos. O objetivo das equipes é criar um robô que, controlado somente por um computador de bordo conectado a sensores, localize, colete e leve as minas a um local seguro da arena.

A pontuação de cada equipe será contabilizada com base nas características de cada artefato: fragmentação, explosão e antitanque somam pontos; artefatos deteriorados subtraem os pontos do grupo.

A competição ocorrerá em três etapas. Inicialmente, será realizada a fase eliminatória, na qual três equipes com as menores pontuações totais serão desclassificadas. Em seguida, na fase classificatória, todas as equipes se enfrentam. Os dois robôs que alcançarem as maiores pontuações totais irão à final, na qual será decidido o vencedor da competição.

Mais informações sobre a disputa, que será realizada no Auditório 3 do ICEx, a partir das 17h30, podem ser encontradas neste ambiente.