Comunidade se reúne nos campi da UFMG para debater o ‘PDI do Centenário’

Audiências públicas nesta semana integram processo de coleta de sugestões para o Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2029

Vista aérea do campus Montes Claros, que sediará audiência na sexta-feira, dia 1º Foto: imagem aérea de drone | TV UFMG

Os campi Pampulha, Saúde e Montes Claros vão sediar, nesta semana, as três audiências públicas que compõem o processo de consulta à comunidade universitária destinado a subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029.

Na quarta-feira, 30 de agosto, as audiências serão realizadas no auditório da Reitoria, na Pampulha, às 9h, e no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde, sexto andar da Faculdade de Medicina, às 14h. Na sexta-feira, 1º de setembro, a comunidade do Instituto de Ciências Agrárias vai se reunir no auditório do Bloco C, a partir das 10h.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida avalia que o PDI em elaboração tem um significado especial para a UFMG. “É o PDI do Centenário. Seu objetivo é promover uma reflexão sobre a Universidade que queremos construir nos próximos cinco anos. Por isso, é fundamental que docentes, servidores TAEs e estudantes participem das audiências e opinem sobre os diversos temas que serão consolidados no documento”, propõe a reitora.

Na abertura de cada um dos encontros, a professora Benigna Oliveira, presidente da Comissão de Sistematização do PDI, fará breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido até o momento pela comissão e os próximos passos. A partir daí, as pessoas presentes poderão fazer considerações e propostas. Benigna ressalta que é fundamental a participação da comunidade e conta que têm chegado muitas sugestões, por e-mail, de servidores e estudantes e até de pessoas da comunidade externa que já tiveram vínculo com a UFMG. Algumas das sugestões serão apresentadas para alimentar o debate.

Em site dedicado ao processo, estão disponíveis para consulta, separadamente, os capítulos do PDI 2018-2023, que poderão dar base às contribuições. As sugestões, que serão sistematizadas por comissão formada por gestores, docentes, técnicos e estudantes, deverão ser enviadas até 4 de setembro. O documento final será apresentado em novembro ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário.

As contribuições devem ser enviadas pelo email pdi2024-2029@ufmg.br.

Transparência
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é documento obrigatório para credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). O documento tem o objetivo de aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral e consolidar as bases do planejamento e da gestão interna da instituição. O Plano também é referência para avaliação interna e externa e verificações por parte dos órgãos de controle, e ainda requisito para adesão a programas do governo federal.

A UFMG elaborou três Planos de Desenvolvimento Institucional: 2008-20122013-20172018-2023.

30 de agosto: audiências públicas nos campi Pampulha e Saúde
1º de setembro: audiência pública no campus Montes Claros
Até 4 de setembro: encaminhamento de contribuições individuais e de propostas das unidades acadêmicas e administrativas
Outubro: entrega da versão final