Meio Ambiente

Congresso internacional de biodiversidade e sustentabilidade recebe inscrições até 30 de março

SciBioSus será realizado de 4 a 7 de junho, no campus Pampulha da UFMG; latino-americanos têm desconto de 50% na inscrição

CAD 3, no campus Pampulha, sediará atividades do evento em junho
CAD 3, no campus Pampulha, sediará atividades do evento em junho Foto: Ana Luiza Araujo | UFMG

Segue aberto, até 30 de março, o prazo para submissão de trabalhos para o 2º Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade (SciBioSus), que será realizado de 4 a 7 de junho, no campus Pampulha da UFMG. O objetivo central é reunir cientistas, estudantes, professores e autoridades para a apresentação de trabalhos inter e multidisciplinares, divulgação de produtos tecnológicos inovadores e discussão de temas como divulgação científica, colaboração internacional e políticas públicas.

Os participantes brasileiros e oriundos de todos os países latino-americanos terão desconto de 50% do valor da inscrição. O valor promocional é automático quando o participante se registra usando o site do evento em português. A expectativa da organização do encontro é receber pessoas da Argentina, Bolívia, do Chile, Paraguai e Uruguai, países que integram a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Neste ano, o congresso seguirá o modelo adotado na primeira edição, realizada em 2019: estandes exibirão projetos e ações na área de biodiversidade e sustentabilidade desenvolvidos pela UFMG e por outras instituições e empresas, conferências, mesas-redondas, sessões temáticas, apresentações de pôsteres, apresentações orais de trabalhos selecionados e exposições.

Desenvolvimento sustentável
A pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG, Jacqueline Takahashi, diz que o SciBioSus deve possibilitar debates em consonância com as discussões ocorridas durante a 27ª Conferência do Clima (COP27) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada no Egito. “O evento será mais uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre mudanças climáticas e assuntos correlatos. Vamos tratar de como a ciência pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e como podemos juntar forças para acelerar as ações necessárias para a conservação da biodiversidade e da vida no planeta", afirma.

O SciBioSus é realizado em parceria da UFMG com a AUGM, rede presidida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O evento integra as atividades do Núcleo Disciplinário de Produtos Naturais Bioativos, vinculado à rede.

Outras informações sobre o SciBioSus podem ser encontradas no site do evento.