Notícias Externas

Contra reforma trabalhista, sindicatos anunciam paralisações nesta sexta

As ações incluem protestos na capital e no interior e a ocupação do prédio da Cemig

Contra a reforma trabalhista, que entra em vigor neste sábado, 11, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciou que várias mobilizações serão feitas em Belo Horizonte e em todo o estado de Minas Gerais nesta sexta-feira, 10.  Dentre as categorias que vão aderir às mobilizações, estão os profissionais da educação estadual e municipal, bancários, eletricitários, metalúrgicos e técnicos administrativos de universidades. 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende cobrar do governador Fernando Pimentel a assinatura de uma cláusula que garanta que as mudanças promovidas pela reforma trabalhista não sejam aplicadas em Minas Gerais. As mobilizações desta sexta-feira estão previstas para começar às 9h na Praça da Estação.

Paralisações nesta quinta-feira

Paralisações de servidores marcam a quinta-feira em Belo Horizonte. Os servidores municipais de áreas como saúde, limpeza urbana, Sudecap e Belotur protestam contra projeto de lei do executivo municipal que altera benefícios como quinquênios, férias-prêmio e licença para acompanhamento de parentes doentes. Já os servidores do Estado, representados pelo Sindpúblicos, fazem paralisação em protesto pelo não atendimento do governo de recomposição da perda salarial do funcionalismo público, pelo pagamento integral no 5º dia útil e pagamento do 13º salário.

ouca-a-conversa-com-joao-pedro-viegas-09-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quinta-feira, 9 de novembro de 2017.