Pesquisa e Inovação

CTE recebe corredores da Polônia que se preparam para o mundial de atletismo na Inglaterra

Joanna Jozwik (segunda atleta ao fundo) durante as semifinais dos 800 metros rasos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro Fernando Frazão / Agência Brasil / Wikimedia Commons

A corredora polonesa Joanna Jozwik, destaque na prova dos 800 metros do atletismo, desembarca em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 8, para uma temporada de preparação no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. A atleta chega acompanhada de outros quatro corredores, um treinador e um fisioterapeuta.

Em entrevista ao site oficial da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a estrela do atletismo polonês comentou sobre suas expectativas em relação ao período de treinamentos no CTE. “É algo realmente novo para mim e, acredito, para todos os corredores da Polônia”, afirmou Jozwik.

A vinda da equipe polonesa foi mediada pelo professor Leszek Szmuchrowski, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e supervisor de atletismo do CTE. Leszek, que é polonês, destaca o intercâmbio a ser estabelecido entre a equipe do Leste Europeu e os atletas mineiros. "Será uma experiência ímpar estendida a treinadores, fisioterapeutas e todos os profissionais do CTE", diz o professor.

A temporada vai durar 20 dias, e o grupo visa, principalmente, o Campeonato Mundial de Atletismo, que será disputado em agosto, na Inglaterra. Em 2016, a delegação britânica utilizou as instalações do CTE na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Aos 26 anos, Jozwik conquistou o quinto lugar na prova dos 800 metros nas Olimpíadas de 2016 e o Circuito Mundial Indoor, neste ano. Entre janeiro e fevereiro, a atleta alcançou quatro vitórias em cinco etapas nos meetings de Dusserldorf e Karlsruhe (Alemanha), na Copa Copérnico, em Torun, na Polônia, e no Grand Prix de Birmingham, na Inglaterra.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional