Ensino

Curso de extensão em educação especial da UAB tem vagas abertas para contratação de bolsistas

Inscrições podem ser efetuadas até 20 de janeiro

Curso visa formar professores capacitados para atender as necessidades de cada aluno
Curso visa formar professores capacitados para atender as necessidades de alunos especiaisFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG está com inscrições abertas, até 20 de janeiro, para contratação temporária de três bolsistas e formação de cadastro de reserva para atuação no curso de extensão em Educação especial na perspectiva da educação inclusiva na UFMG. O edital prevê a oferta de uma vaga para coordenador de tutoria, duas para assistente pedagógico e cadastro de reserva para tutor.

Para a inclusão de alunos da educação especial nos sistemas regulares de ensino, o poder público necessita implementar políticas públicas que promovam formação inicial e continuada docente. Diante disso, o curso visa formar educadores para desenvolver concepções e práticas pedagógicas alinhadas aos princípios das políticas de educação especial sob perspectiva inclusiva, visando atender ao coletivo e às singularidades dos estudantes.

O curso será ofertado na modalidade a distância, com duração de 120 horas, incluindo a elaboração de um produto final, realizado em atividades síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido pela equipe do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Lab-Time) da Universidade de Goiás (UFG).

Requisitos
A formação é destinada, prioritariamente, a professores e gestores da educação básica da rede pública de Minas Gerais que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Profissionais da rede privada do estado e/ou que não estejam atuando em sala de aula poderão se inscrever de forma excepcional.

Para a vaga de assistência pedagógica, é necessária formação superior em pedagogia ou gestão pública e experiência profissional consonante à função a ser exercida. Para coordenador de tutoria, além da graduação em psicologia, o candidato deve comprovar experiência mínima de um ano no magistério superior. Os candidatos à reserva de vagas para tutor devem ter formação em pedagogia, psicologia, educação especial ou licenciatura em qualquer área do conhecimento. 

Inscrições e seleção
Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar, em arquivo único no formato PDF, a documentação solicitada no item 5 do edital.

Em etapa única e classificatória, a seleção consiste na análise do currículo e da documentação apresentada pelo candidato. Estão disponíveis no Anexo 1 os baremas para avaliação da formação, especialização e experiência profissional, que seguem critérios específicos para cada tipo de vaga.

O resultado final, após a interposição de recursos, será divulgado no dia 3 de fevereiro. 

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail dae@fae.ufmg.br.