Curso destinado a comunicadores da ciência recebe inscrições

Formação, gratuita, será oferecida no formato híbrido

Edifício sede da Fapemig abrigará o Fala Ciência, no formato híbrido
Edifício-sede da Fapemig abrigará o Fala Ciência, que também terá transmissão onlineFoto: Vanessa Fagundes | Fapemig

Estão abertas até terça-feira, 28 de novembro, as inscrições para o 12º Fala Ciência, curso destinado a jornalistas, cientistas, professores, divulgadores e demais interessados na comunicação pública da ciência. As inscrições são gratuitas e valem certificado. Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma Sympla, onde também está disponível a programação.

A programação do 12º Fala Ciência terá formato híbrido. As atividades terão lugar no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e também serão transmitidas pelo YouTube. A Fapemig fica na Avenida José Cândido da Silveira, 1.500 – Horto Florestal, Belo Horizonte.

O curso é iniciativa da Rede Mineira de Comunicação Científica, que reúne programas e as estruturas de comunicação pública da ciência e de divulgação científica de instituições públicas e privadas de Minas Gerais, entre as quais a UFMG.

Palestrantes

Juliana Fedoce
Doutora em Química pela UFMG, com residência pós-doutoral no MIT. É professora no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde coordena o laboratório de química computacional. Idealizou e hoje preside o Instituto Sua Ciência e é subcoordenadora do Projeto Uai, Me Conta?!.

Tuany Alves
Graduada em Jornalismo, fez pós-graduação em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Uni-BH e em Comunicação Pública da Ciência pela UFMG. Trabalhou na Revista Minas Faz Ciência, da Fapemig, e na TV UFMG. Mais recentemente, contribuiu com a Wylinka, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação do conhecimento científico em soluções práticas que aprimoram a vida cotidiana das pessoas, e a Matildas, empresa especializada na divulgação científica..

Ana Carolina A. Souza
Professora paraense, é divulgadora científica sobre os temas transmídia, branding, comunicação sustentável e geomídia nas redes sociais. É graduada em Jornalismo, mestre em Comunicação Social e doutora em Mídia e Comunicação pela UFMG e pela Jönköping University, Suécia. É professora na PUC Minas e no Centro Universitário UNA.