Pesquisa e Inovação

Curso oferecido pelo ICB ensina a fazer cerveja artesanal

Interessados em produzir cerveja artesanal podem se inscrever, até 2 de abril, no curso promovido pelo projeto de extensão Laboratório da cerveja: da microbiologia à produção, coordenado pelo professor Carlos Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Com carga horária de 14 horas-aula, a formação custa R$ 290 e oferece apostila, lanche e uma garrafa da cerveja produzida.

As aulas teóricas serão ministradas na sexta-feira, 7 de abril, das 18h30 às 22h30, e a fabricação da cerveja ocorrerá no sábado, 8, das 8h às 18h. As duas atividades serão realizadas no Bloco J, sala 223, do ICB, campus Pampulha. Outras duas edições do curso serão ministradas nos meses de maio e junho.
As inscrições devem ser efetuadas no site da Fundep.

Banco de leveduras
O Laboratório da Cerveja prevê a oferta de novos serviços e de outros cursos relacionados à produção de cerveja, como microbiologia, gerenciamento de leveduras e controle de qualidade em cervejarias.

As pesquisadoras Luciana Brandão e Beatriz Borelli, ministrantes do curso, explicam que algumas bactérias e leveduras podem causar a degradação da qualidade do produto e torná-lo desagradável ao paladar do consumidor. 

O projeto inclui a criação de banco de leveduras ou inóculos cervejeiros – como são chamados os micro-organismos responsáveis pela fermentação da cerveja. Durante a atividade, uma coleção de diferentes linhagens dessas leveduras será guardada para uso dos produtores.

(Com Assessoria de Comunicação Social do ICB)