Ensino

Curso sobre recepção teatral e estudos do espetáculo inscreve até dia 20

Formação on-line da Fale valoriza a partilha de percepções e o olhar crítico sobre as produções cênicas

.
Curso é destinado ao público em geral, mais especialmente a professores da educação básicaPixabay

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG recebe até sexta-feira, 20 de agosto, inscrições para o curso on-line Recepção teatral e estudos do espetáculo. Promovida pelo Centro de Extensão (Cenex) da unidade, a formação terá atividades entre outubro deste ano e fevereiro de 2022, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h.

O objetivo do curso é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, com base na fruição e discussão de espetáculos pré-selecionados. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e o estímulo ao olhar crítico sobre as criações cênicas, e fornecer instrumentos para a observação e análise de espetáculos. Durante a pandemia, serão abordados espetáculos de teatro on-line. 

A coordenação do curso é de Elen de Medeiros, e as aulas serão ministradas por Julia Guimarães, ambas professoras da Fale na área de Literatura e Outras Artes. A atividade integra as ações do programa de extensão Mirante – Recepção e Expectação Teatral, vinculado à Faculdade. Concebido pelas professoras Elen de Medeiros, Julia Guimarães e Tereza Virgínia, o Mirante tem o objetivo de contribuir para a ampliação, a diversificação e a qualificação de espectadores de teatro.

As inscrições podem ser feitas pelo site de Cursos e Eventos da UFMG, e serão emitidos certificados para os participantes. Uma parcela das vagas (10%) será destinada a bolsistas, conforme condições informadas no site. O curso é destinado a pessoas interessadas em teatro, com foco em professores do ensino básico e profissionais de áreas diversas. Não há necessidade de conhecimento prévio sobre o assunto.