Notícias Externas

Desigualdade entre homens e mulheres na ciência é tema de coluna na Rádio UFMG Educativa

Confira o comentário da coordenadora do Nepem, Marlise Matos, na coluna Gênero e Feminismo

Artigo sobre o ceticismo dos homens quanto aos dados que apontam viés de gênero na ciência, assinado pela professora Alisson Coil, do Centro de Astrofísica e Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia, foi assunto da coluna Gênero e Feminismo, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), nessa quinta-feira, 6.

O texto aponta que, em razão do sexismo e também do racismo, as mulheres estão sub-representadas e invisibilizadas na área das ciências exatas. A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG, Marlise Matos, comenta que as mulheres precisam romper enormes barreiras para ter a qualidade de sua produção científica reconhecida no mesmo patamar dos homens. 

Ouça a conversa veiculada no Jornal UFMG, conduzida pela jornalista Soraya Fideles:

coluna-genero-feminismo-marlise-matos-08-09-2017.mp3

Confira os outros assuntos que foram destaque no Jornal UFMG nessa quinta-feira, 7 de setembro:

Política: Grito dos excluídos leva sindicatos e movimentos sociais às ruas de Belo Horizonte para protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo federal, além da defesa de pautas locais. A marcha está em sua 23ª edição. Ouça a reportagem de Samuel Sousa:

Grito dos excluídos-08-09-2017.mp3

Política: A Câmara dos Deputados deve voltar a analisar, na próxima terça-feira, 12, o texto principal da PEC 282, proposta de emenda à constituição que faz parte da chamada Reforma Política. O texto aprovado acaba com as coligações para eleições de deputados e vereadores, mas cria a possibilidade das federações. O Jornal UFMG ouviu especialistas sobre as possíveis consequências da mudança para o sistema político brasileiro. Ouça a reportagem de Alicianne Gonçalves:

Coligações-08-09-2017.mp3