‘Diversa 95’ celebra contribuição de docentes estrangeiros na UFMG

‘Forasteiros’ são representados por duas professoras e dois professores, apresentados em breves perfis na edição especial da revista que marca os 95 anos da Universidade

Laura Wong, da Face, é uma das docentes perfiladas
Laura Wong, da Face, é uma das docentes perfiladas Ilustração de Gabriel Lisboa sobre Foto de Foca Lisboa | UFMG

A UFMG tem hoje em seu quadro 126 docentes estrangeiros ativos e permanentes – e ainda alguns substitutos e visitantes. Ao longo de sua história, centenas de professores vindos de diversos países integraram departamentos em todas as áreas do conhecimento. Reportagem na edição especial da Revista Diversa que comemora os 95 anos da Universidade apresenta, em breves perfis, duas professoras e dois professores (um deles recém-aposentado).

“A interação com os estrangeiros incorporados aos quadros da Universidade é sempre muito relevante para a atualização de nossos pesquisadores, professores e estudantes nas ciências e nas artes”, afirmou o professor João Antonio de Paula, da Face, em depoimento ao repórter Itamar Rigueira Jr., que perfilou a peruana Laura Wong, também da Face, o americano Ronald Dickman, do Departamento de Física, a cubana Aniura Barrientos, da Matemática, e o moçambicano Helder Augusto, do Instituto de Ciências Agrárias.

Conteúdos
Artigos, perfis e conteúdos jornalísticos alusivos aos 95 anos da UFMG serão publicados nos próximos meses na edição especial da Revista Diversa. O número deverá ganhar uma versão impressa quando estiver consolidado. Até o momento, foram publicados perfis dos professores Carlos Roberto Jamil CuryMagda Becker SoaresÂngela Vaz Leão e Virgílio Almeida e artigo sobre a relação entre universidade e cidades, de autoria do professor Maurício Campomori, da Escola de Arquitetura.

A proposta desta edição de aniversário é retratar parte da história da Universidade por meio de personagens que contribuíram para a sua construção e de reflexões sobre temas que lhe são caros, como inovação, educação básica, inclusão e ações afirmativas e a cultura como dimensão acadêmica e transversal.