Extensão

‘Domingo no campus’: manhã de lazer e cultura movimentou o ICA, em Montes Claros

Atividades reuniram pessoas de todas as idades na Unidade da UFMG no Norte de Minas

Escoteiros conduziram
Escoteiros conduziram brincadeiras em grupo no gramado do campus de Montes ClarosAna Cláudia Mendes | UFMG

Muita diversão para a criançada, atividades para adultos e idosos também. A terceira edição do Domingo no campus no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG movimentou a Unidade na manhã deste domingo, 25.

O Grupo de Escoteiros ofereceu a prática de slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita esticada) e brincadeiras em grupo. Bem ao lado, músicos faziam um show com clássicos da MPB para quem passava pelo local. Era o MúsICA no gramado.

Além de aprender sobre a cultura indígena, os visitantes puderam fazer uma pintura corporal. O evento em Montes Claros também teve espaço para conscientização sobre a realidade das pessoas com deficiência. O Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento (PRO-ICA) realizou ações que proporcionaram reflexões acerca do cotidiano de pessoas com deficiência auditiva. Com os olhos vendados, os participantes disputaram partidas de jogo da velha e de futebol para cegos – nesse caso, a bola tem um sino que orienta os jogadores. Foi possível ainda andar um pouco pelo campus com vendas nos olhos e auxílio de uma bengala. Evander Alves foi um dos participantes, e a experiência surpreendeu o agrônomo. “A gente não consegue ter noção de espaço. A atividade dá uma ideia do que passam as pessoas que não enxergam, as dificuldades que elas têm. Precisa treinar muito para conseguir caminhar assim. Imagine numa cidade, numa rua”, afirmou.

Evander .. experimentou andar com os olhos vendados, em atividade de conscientização sobre a rotina de pessoas com deficiência
Evander Alves andou com os olhos vendados, em atividade de conscientização sobre a rotina de pessoas com deficiência Ana Cláudia Mendes | UFMG

A oficina de compostagem doméstica e horta suspensa, conduzida por integrantes do PET de Agronomia, mostrou como produzir adubo em casa. Os participantes também plantaram hortaliças em garrafas plásticas e, ao final, puderam levar os trabalhos para casa. O Programa de Educação Tutorial (PET) Florestal recolheu assinaturas para posterior plantio de árvores como forma de neutralizar as emissões de carbono do evento.

Desenhos e origamis
A criançada soltou a criatividade nas atividades oferecidas pelo projeto Curupiras, do PET Florestal. Com papel, lápis e elementos da natureza, como folhas, as crianças fizeram desenhos. Uma turma também aprendeu a fazer origamis.

...
Pintura com solos: cores surpreendentesAna Cláudia Mendes | UFMG

Quem quis colorir um pouco mais o dia teve a oportunidade de fazer pintura facial com temas da natureza e super-heróis. Na oficina de pintura com solos, alguns adultos ficaram impressionados com as cores que a terra pode produzir. “Eu tô achando muito interessante. É uma atividade bem descontraída e que, ao mesmo tempo, tem muito a ensinar”, disse a pós-graduanda em Ciências Florestais do ICA Naiala da Hora.

A iogaterapia reuniu participantes de todas as idades. Idosos, jovens e até crianças se juntaram nas atividades de relaxamento. As áreas verdes também foram usadas para piqueniques.

Foi uma manhã de paz e alegria no espaço do Instituto, que ainda proporcionou boas memórias. Ana Cláudia aproveitou o Domingo no campus para apresentar a universidade onde estuda para a filha de cinco anos. “Aqui, a gente vai além do ambiente estudantil, tem essa interação. A gente pode trazer as crianças. Minha filha sempre pergunta como é o lugar onde eu estudo. E, hoje, ela teve a oportunidade de conhecer.”

A coordenadora local da iniciativa, a professora Maria Fernanda Lousada, comemorou a terceira edição do evento. Ela agradeceu a todos que participaram da organização do encontro. “Eu gostaria de agradecer a todo mundo que veio fazer esse domingo maravilhoso no ICA. Tivemos cerca de 100 pessoas em nossas oficinas, mais de 300 passaram pela Universidade, sem falar nas crianças passeando pelo campus. Foi um sucesso, um belo trabalho em equipe”, afirmou a professora.

Domingo no campus é promovido em Belo Horizonte e Montes Claros pela Pró-reitoria de Extensão. No ICA, uma comissão local organiza o evento.

A ioga foi uma das atividades oferecidas na manhã de lazer e cultura
A ioga foi uma das atividades oferecidas na manhã de lazer e cultura Ana Cláudia Mendes | UFMG

Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros