Ensino

DRI divulga programas de mobilidade internacional em visitas às unidades acadêmicas

A partir desta quarta, 4, os estudantes serão informados sobre a possibilidade de concorrer a oportunidades diversas; edital único será lançado no início do segundo semestre letivo

Faculdade de Direito da Universidad de la República (Udelar), no Uruguai: parceria wikidata.org

Uma equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) vai visitar as unidades acadêmicas da UFMG, ao longo deste mês, para apresentar os programas de mobilidade acadêmica internacional à comunidade universitária. A participação nos encontros, que também servirão para orientar os estudantes sobre o intercâmbio, não depende de inscrição.

As vagas para mobilidade – vinculadas aos acordos bilaterais com universidades dos cinco continentes e aos acordos com as 10 redes das quais a UFMG participa – serão oferecidas por meio de um só edital, que será lançado no início do segundo semestre letivo deste ano.

Com base em uma série de critérios (desempenho nos cursos, proficiência em idioma estrangeiro, participação na vida acadêmica, entre outros), os estudantes serão classificados e chamados nas diversas rodadas de alocação de vagas, de acordo com os interesses manifestados na inscrição. Esse processo de alocação é feito por meio de sistema informatizado especialmente elaborado pelo Centro de Computação da UFMG.

Segundo Luciana Fiúza, do Setor de Gestão de Operações e Informação da DRI, coordenadora da equipe nas visitas, o objetivo é “preparar os estudantes de modo que eles tenham tempo para providenciar o atendimento aos requisitos, ao longo deste primeiro semestre letivo”. A data de lançamento do edital (entre julho e agosto) está condicionada ao fechamento das notas nos cursos de graduação.

Alguns dos programas que são contemplados pelos editais são o Escala Grado, da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), o Santander Universidades e o Minas Mundi, vinculado aos acordos bilaterais, que propicia subsídios aos alunos beneficiados pela assistência estudantil da UFMG. Para esse próximo edital, já há 300 vagas vinculadas ao Minas Mundi e 27 destinadas aos acordos em rede. Outros programas ainda vão divulgar suas vagas.

Mais informações sobre mobilidade estão no site da DRI.

Este é o cronograma das visitas:

4/5
Faculdade de Odontologia, sala 3410, às 12h30
Faculdade de Medicina, sala 062, às   17h30

5/5
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, sala Carangola, às 12h30
Escola de Engenharia, seminário 1014, às 17h30

6/5
Faculdade de Ciências Econômicas, Auditório 1070, às 11h10

9/5
Faculdade de Farmácia, sala 3003/B2, às 12h30

10/5